Início Natureza Semana do meio ambiente: estudantes avaliam o impacto do lixo produzido em...

Semana do meio ambiente: estudantes avaliam o impacto do lixo produzido em casa

747
0
COMPARTILHAR

Mesmo longe da escola, alunos do Colégio Marista São Luis investigam como a separação de resíduos pode ajudar o meio ambiente

O que acontece com o lixo lá de casa? Com essa pergunta, os estudantes das turmas do 5º ano do Colégio Marista São Luis, de Jaraguá do Sul (SC) se mobilizaram para entender o que é feito com os resíduos orgânicos e recicláveis de suas casas e como a separação do lixo impacta o meio ambiente.

A iniciativa faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS) intitulado Missão 5Rs, criado pelos próprios alunos para estudar assuntos de maneira interdisciplinar e contribuir com a comunidade. O PIS começou antes da pandemia e com o isolamento necessário para prevenir a contaminação do covid-19, os estudantes adaptaram o projeto para entender como é feita a separação do lixo em casa, e também conscientizar os familiares sobre a importância dessa atitude.

A professora do 5º ano do Colégio Marista São Luis, de Jaraguá do Sul (SC), Adriana Demarchi Nasato explica que o projeto é baseado nos 5Rs. “Os alunos aprenderam a teoria dos 5Rs, que inclui repensar hábitos e atitudes, reduzir a geração de lixo e o descarte, reutilizar produtos e embalagens, reciclar transformando o produto e recusar produtos que agridam o meio ambiente. Agora estão aprendendo na prática o que podem fazer e dessa forma contribuir para o meio ambiente”, orienta.

Adriana comenta também que é senso comum que não se deve cortar árvores e poluir os oceanos, o que pode parecer distante de nós, mas na atitude diária, é possível fazer muito. “Preservar as plantas que estão próximas a nós. Repensar o uso diário de materiais como papel, plásticos, vidros e conscientizar nossos familiares são atitudes simples e eficazes”, aponta.

Pegada ecológica

Dentro do projeto estão contempladas outras ações que envolvem a comunidade local. Os estudantes começaram pela avaliação da pegada ecológica, que mede quantos planetas seriam necessários para sustentar o estilo de vida e consumo elevado atualmente. No site http://www.suapegadaecologica.com.br/ é possível fazer a medição para analisar o que pode ser melhorado.

Com isso, uma série de palestras para os moradores de Jaraguá do Sul está sendo preparada e oficinas de reutilização de materiais. “As crianças organizaram dicas e orientações para reutilizar materiais que temos em casa e fazer brinquedos e enfeites, prevenindo o descarte de resíduos”, comenta Adriana.

 

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.