Início Sustentabilidade Sustentabilidade: nova Muleta tem 24% menos alumínio e 70% de matéria-prima renovável...

Sustentabilidade: nova Muleta tem 24% menos alumínio e 70% de matéria-prima renovável em acessórios

960
0
COMPARTILHAR

Totalmente produzida no Brasil, nova Muleta Canadense Fixa aposta no cuidado com o meio ambiente e com as pessoas

Buscando reduzir seus impactos ambientais e investir mais energia e recursos nas comunidades nas quais atua, a Mercur está passando a desenvolver e fabricar nacionalmente um produto reconhecido da marca, a Muleta Canadense Fixa. Aprimorada por meio da cocriação e com uma série de melhorias voltadas às necessidades e conforto dos usuários, ela é o primeiro item da linha apoio da marca produzido totalmente no Brasil, utiliza 70% de matéria-prima renovável em acessórios, como as ponteiras, e possui 24% menos alumínio que a versão anterior. Com essas mudanças, o produto atende melhor a necessidade das pessoas que utilizam o produto e amplia o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

A própria produção nacional do item já visa a redução do seu impacto ambiental.  Os produtos que vêm de outros países são transportados por meio de contêineres em navios que emitem gases tóxicos com a queima de combustível e poluem os oceanos com resíduos. Além disso, a importação tem um custo social já que toda a riqueza gerada com a fabricação dos itens vai para pessoas e regiões com as quais a empresa tem uma relação muito distante.

Por esses motivos que, em 2008, a Mercur decidiu colocar a substituição das importações como um de seus direcionamentos estratégicos. “Queremos valorizar e incentivar a produção e a economia locais, proporcionar geração de empregos, espaços de aprendizagem aos trabalhadores, criar novas ocupações, produtos e serviços que agreguem valor à cadeia produtiva nacional”, afirma o facilitador da Mercur, Jorge Hoelzel. Ele ainda destaca que essa prática permite a organização estabelecer relações produtivas mais justas, impulsionando a redistribuição de riquezas e a redução de desigualdades sociais.

O processo de nacionalização da produção da Muleta Canadense Fixa é fruto desse entendimento e, para sua concretização, foi necessária muita pesquisa visando a incorporação da tecnologia de beneficiamento do alumínio na empresa e também investimentos em novos maquinários. “Precisamos estudar e aprender sobre ligas, resistência fusão e extrusão de alumínio, para isso buscamos parcerias com laboratórios, como o LAMEF – Laboratório de Metalurgia Física – Unidade Embrapii – UFRGS, Universidades e empresas que têm esse know-how”, conta Dayani Rabuske, especialista em projetos da Mercur.

Nesse processo, a organização também buscou adotar práticas visando o melhor aproveitamento dos materiais e soluções que gerassem o menor número possível de resíduos ou danos ambientais. Portanto, investiu em equipamentos para o beneficiamento dos tubos de alumínio – corte, rebarbação e estampo –  que, além de versatilidade e velocidade, possuíam o menor desperdício de matéria prima. Além disso, priorizou fornecedores de serviços e matérias-primas nacionais e locais visando a redução da pegada de carbono.

Newton Cassanta, anfitrião do projeto, aponta que a produção da Nova Muleta na fábrica da Mercur é apenas o primeiro passo. “Nossa intenção é que nos próximos anos possamos nacionalizar toda a nossa linha apoio. Assim, fortalecendo ainda mais a economia local e nacional”, destaca.

Mais conforto e autonomia para os usuários

A nova Muleta Canadense Fixa foi desenhada para diminuir as limitações de quem faz seu uso. Disponível em novas cores e com design moderno e ergonômico, oferece mais qualidade de vida e bem-estar ao usuário, pois proporciona mais independência a cada passo.

O processo de cocriação da muleta iniciou no projeto COlabora, uma mobilização pela Tecnologia Assistiva que visou o desenvolvimento de muletas a partir de novas alternativas de design e matérias-primas com menor impacto humano e socioambiental, custo acessível e viabilidade de fabricação. Vários grupos participaram desta iniciativa e um dos projetos que se destacou foi do estúdio de design Cusco Studio, que trouxe contribuições importantes para o desenvolvimento da muleta.

O produto foi aprimorado também a partir das experiências dos usuários e com inovações validadas pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia (IBTeC) e pelo Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estas inovações e funcionalidades, trazem importantes benefícios a quem faz uso do produto de forma permanente ou temporária.

  • novo formato do encosto do antebraço evita que a Muleta caia quando escorada na parede e o encaixe para acoplar uma muleta na outra permite que um dos braços fique livre em situações nas quais isso se faz necessário.
  • design da manopla diminui a pressão nas mãos, melhorando o conforto e reduzindo a probabilidade de formação de calos.
  • textura do apoio de mão e antebraço foi suavizada para não machucar a pele.
  • novo desenho da muleta facilita a distribuição do peso e dá as pessoas a sensação de ser mais leve.
  • ponteira foi redesenhada e ganhou um sistema de articulação e base ampliada que permitem maior flexibilidade e tornam a passada mais natural e segura.
  • O novo modelo também aposta na humanização, oferecendo cinco opções de cores  para o apoio de mão e três para as ponteiras. Dessa forma, o item pode ser integrado ao visual do usuário de maneira mais harmônica.

A nova Muleta Canadense Fixa pode ser adquirida em par ou em peça única diretamente na loja virtual da Mercur ou por meio de revendedores espalhados por todo o Brasil.