Início Natureza Deputado Naatz quer legislação específica para manejo sustentável da araucária

Deputado Naatz quer legislação específica para manejo sustentável da araucária

771
0
COMPARTILHAR

SC  – Deputado Ivan Naatz (PL), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, esteve reunido nesta quarta com a direção do IBAMA, em Brasília . ( Divulgação )

O manejo sustentável e a preservação das áreas remanescentes de florestas de araucárias em Santa Catarina foram tema de reunião do deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa , Ivan Naatz (PL) nesta semana , em Brasília, com a direção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade – ICMBio), além da participação do deputado federal Darci de Matos (PSD). O parlamentar pretende retomar o debate sobre a necessidade de elaborar uma legislação estadual específica que estabeleça regras de proteção, manejo sustentável e instrumentos de compensação pela preservação da espécie das araucárias em Santa Catarina, estado que hoje detém a maior área preservada do Sul do país

Ivan Naatz, defende ainda que o debate técnico e científico, por meio de uma ampla audiência pública será importante para esclarecer que o manejo é fundamental para o desenvolvimento da espécie, da economia e da questão social, principalmente na região serrana catarinense. Atualmente, muitos produtores não deixam a árvore crescer em função da proibição legal do corte pela ameaça de extinção da espécie nativa. Com a definição de um manejo adequado à preservação, o deputado acredita que poderá ser conciliada a movimentação econômica e empregos do setor madeireiro, assim como a colheita do pinhão, forma adequada e sustentável.

De acordo com Naatz, o próprio Código Florestal permite o manejo da espécie ameaçada desde que haja a compensação com o plantio de novas árvores, mas é preciso uma legislação específica estadual a ser elaborada neste sentido. A realização de audiência pública para retomar este debate deverá ser definida a partir da próxima semana.

  • Comunicação Gabinete