Início Natureza O Lixo Zero Inspira a Minha Cidade – A Hora é Essa

O Lixo Zero Inspira a Minha Cidade – A Hora é Essa

142
0
COMPARTILHAR

Durante a pandemia, por conta das medidas de isolamento, impostas por autoridades de saúde globais para o controle da propagação do coronavírus (Covid-19), a questão do lixo foi parar no centro das discussões sobre sustentabilidade. Se, por um lado notou-se uma diminuição dos resíduos nas ruas da cidade, com a menor circulação de pessoas, por outro já é possível perceber um aumento da coleta de resíduo domiciliar e a maior preocupação com o descarte.

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), estima que as medidas de quarentena e isolamento social geraram no Brasil um aumento de 15% a 25% na quantidade lixo residencial. Já a coleta seletiva na cidade de São Paulo aumentou 35% em junho, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com um levantamento feito pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).Em agosto de 2020, 7,8 mil toneladas de resíduos foram para a reciclagem contra 5,8 mil toneladas no mesmo período de 2019.

Semana Lixo Zero São Paulo (SLZ), com o tema “O Lixo Zero Inspira a Minha Cidade –  A Hora é Essa”, acontecerá entre os dias 23 de outubro a 01 de novembro de 2020. Por conta da pandemia, muitos dos eventos serão virtuais, com palestras, painéis, rodas de conversas, apresentação de cases, exibição de filmes. Mas também haverá encontros presenciais seguindo todos os protocolos de segurança. A programação principal vai gerar em torno dos eixos temáticos: logística reversa (LR); consumo consciente e o novo normal; combate ao desperdício de alimentos; compostagem urbana; ODS, mudanças climáticas e resíduos, inovações em resíduos e evento estadual de encerramento. Essas atividades só são possíveis porque existe uma ampla rede de voluntários que incluiu em 2019 mais de 70 profissionais entre staff e proponentes de ações. A realização é do Instituto Lixo Zero Brasil, Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS), com a coordenação da Casa Causa.

O senso de urgência para a mudança de hábitos trazido pela pandemia será tema deste ano em São Paulo. “O lixo zero inspira a minha cidade –  A Hora é Essa” incentiva a revisão do modelo de consumo e descarte de resíduos e busca conscientizar um maior número de paulistanos a se engajar nessa causa. “Durante o isolamento, muita gente começou a reparar como vive e como produz lixo. Isso pode levar a uma mudança positiva. E a Semana Lixo Zero 2020 vem para apoiar ainda mais vários tipos de iniciativa nesse sentido”, conta Flávia Lemes, embaixadora do Instituto Lixo Zero e sócia da Casa Causa.

Passados dez anos da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o país avançou pouco nas ações previstas, principalmente quanto à geração de resíduos. Em uma década, a produção de resíduos sólidos urbanos cresceu 11%, de 71,2% milhões de toneladas/ano em 2010 para 79 milhões. Cada cidadão “gera” em média 380 quilos de lixo por ano – número que também aumentou. “Por isso a hora é essa, ainda mais em ano de eleições, quando a população pode e deve saber se seus candidatos estão comprometidos com a questão dos resíduos e dispostos a mudar seu comportamento para isto”, afirma Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil. Essa checagem da adesão dos candidatos pode ser feita observando se cada um deles assinou os dois compromissos ligados à causa: o Representa Lixo Zero 2020, proposto pelo ILZB e o outro, proposto por mais de 40 instituições ligadas ao movimento São Paulo Composta, Cultiva.

“Em São Paulo passamos de 36 eventos, realizados em 2018, para 106 em 2019. É a maior mobilização de especialistas em gestão de resíduos já vista na cidade”, afirma Luciana Annunziata, sócia da Casa Causa. “Este ano, teremos uma gama de atividades para mobilizar o cidadão, seja um empresário, um arquiteto, um estudante ou uma dona de casa. Todas as atividades são gratuitas nas mais de 100 cidades pelo Brasil que farão a SLZ”, complementa Luciana.

A SLZ São Paulo  tem os apoios do Portal E-Cycle, Escola da Cidade, Hub Incríveis, Instituto Capitalismo Consciente, Instituto ALANA e IDEC.

 

Programação da SLZ e inscrições para participar dos eventos estarão a partir do dia 09 de outubro em : http://abraps.org.br/semanalixozerosp/  e no

https://www.facebook.com/lixozerosaopaulo/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here