Início Natureza Klabin participa do evento de celebração do 27º Prêmio Expressão de Ecologia

Klabin participa do evento de celebração do 27º Prêmio Expressão de Ecologia

203
0
COMPARTILHAR

Vencedora em três categorias nesta edição, os cases campeões farão parte do Guia de Sustentabilidade 2020

Santa Catarina – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, participa do Fórum de Gestão Sustentável, evento que marca o 27º Prêmio Expressão de Ecologia, em Santa Catarina. Vencedora nas categorias “Unidade de Conservação”, “Manejo Florestal Sustentável” e “Resíduos Sólidos”, os cases premiados estarão publicados no Guia de Sustentabilidade 2020 da editora Expressão.

Os premiados foram anunciados no segundo semestre do ano passado. A Klabin conquistou a categoria “Unidade de Conservação” com o case sobre a inauguração do CINAT ‘Centro de Interpretações da Natureza RPPN – Estadual Complexo Serra da Farofa’, local criado para oferecer infraestrutura aos trabalhos de pesquisa e preservação realizadas na RPPN. Já na categoria “Manejo Florestal Sustentável – Setor Privado”, o ‘Programa de Certificação de Manejo Florestal em Fornecedores de Madeira’ foi o ganhador. A iniciativa ajuda a obter o desenvolvimento sustentável das florestas plantadas e torná-las aptas a conseguir a certificação FSC. Por último, na categoria “Resíduos Sólidos – Setor Papel e Celulose”, a Klabin conquistou o título com o ‘Programa de Resíduos Sólidos”, que tem o objetivo de fortalecer as estruturas necessárias de associações e cooperativas de reciclagem para a gestão de resíduos sólidos na região dos Campos Gerais, no Paraná.

“A sustentabilidade sempre será um dos pilares da Companhia. Temos uma sólida Política de Sustentabilidade que orienta nossas ações e projetos e, desta forma, podemos contribuir com o desenvolvimento sustentável do país, principalmente, nas regiões onde atuamos. Participar desta premiação mostra que estamos no caminho certo, e nos motiva a continuar empenhados na preservação do meio ambiente”, afirma Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

Em formato impresso e digital, o Guia de Sustentabilidade 2020, revista anual produzida pela Editora Expressão, detalha em cada categoria os projetos premiados nesta edição, a Klabin terá destaque nas categorias em que foi vencedora, figurando ao lado de outros projetos participantes do prêmio.

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro – Eco 92. A iniciativa divulga as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil, incentivando que outras sigam pelo mesmo caminho. A Klabin conta com 18 títulos alcançados ao longo dos anos da premiação.

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 24 unidades industriais, sendo 23 no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para o “Programa Crescer”, “Protetores Ambientais” e “Programa Matas Legais”. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.


Assessoria de Imprensa – Klabin

In Press Porter Novelli

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here