Início Natureza Copos plásticos distribuídos na São Silvestre são reciclados e transformados em lixeiras...

Copos plásticos distribuídos na São Silvestre são reciclados e transformados em lixeiras para escolas públicas

442
0
COMPARTILHAR

27 mil alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo serão beneficiados por meio do projeto idealizado pelo Movimento Plástico Transforma, que ressalta o conceito de economia circular e a importância da destinação correta dos resíduos

Os copos plásticos de água descartados pelos participantes da 95ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em 31 de dezembro de 2019, foram transformados em lixeiras, entregues às escolas públicas de cidades como São Carlos e Jaguariúna, interior de São Paulo. A iniciativa é resultado da parceria entre o Movimento Plástico Transforma, a Fundação Cásper Líbero, a Gazeta Esportiva e a Yescom, organizadora da corrida mais tradicional do Brasil. As lixeiras foram produzidas pela empresa Jaguar Plásticos, também responsável pela entrega às secretarias de educação de cada cidade, no dia 12 de maio, que distribuirão as lixeiras às escolas. A entrega precisou ser adiada por causa da pandemia da COVID-19, que paralisou as atividades escolares e impactou a produção.

Os copos de água distribuídos aos mais de 35 mil participantes da corrida, ao longo dos 15 km de percurso, foram coletados e transportados até uma recicladora. Posteriormente, foram selecionados e transformados em resina plástica pós-consumo, utilizada para a produção das 1.800 lixeiras, separadas em coletores para resíduos recicláveis e orgânicos. A expectativa é que 27 mil alunos de 46 escolas sejam impactados em sete municípios, segundo a secretaria de educação da cidade de São Carlos, responsável pela entrega dos kits.

De acordo com a Jaguar Plásticos, participar de iniciativas como essas é motivo de orgulho. A empresa informou que, com a coleta realizada, foi possível transformar os copos em 900 kits com 2 lixeiras de 93L cada, uma para resíduos recicláveis e outra para orgânicos, que serão identificadas com adesivos. “Contribuímos com a transformação do plástico descartado em um produto que apoiará a conscientização para o descarte correto e reciclagem de resíduos de toda a sociedade, a começar pelas escolas. É uma forma de inovarmos e o meio ambiente agradece”, conta o diretor comercial Luiz Bascheira, responsável pela ação no grupo Jaguar Plásticos.

Para o Movimento Plástico Transforma, a ação é de extrema importância, pois exemplifica os benefícios da destinação correta dos resíduos. “É gratificante acompanhar o encerramento deste ciclo, que começou com a coleta dos copos plásticos, durante a São Silvestre, um dos eventos mais importantes do Brasil. Nós entendemos que essa é uma ótima oportunidade de materializar o conceito de Economia Circular e estimular a conscientização da sociedade sobre as vantagens de adotar atitudes sustentáveis”, afirma Fernanda Maluf, uma das coordenadoras do Movimento Plástico Transforma.

Ana Paula Matsumoto, coordenadora do Núcleo Pedagógico e uma das responsáveis pela área de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, concorda. Para ela, os kits de lixeiras demonstrarão a parte do processo da reciclagem que os estudantes só veem na teoria. “A ação dará visibilidade ao encurtamento da logística reversa. Saber que elas foram confeccionadas a partir dos copinhos descartados na Corrida São Silvestre torna esse processo muito mais valoroso”, comenta. A entrega para as unidades escolares fez parte da programação da II Semana de Meio Ambiente promovida pela Diretoria de Ensino Regional São Carlos. Com data ainda a ser definida, a ação trará oficinas de compostagem, biogás e lives sobre a importância da reciclagem do plástico.

Confira mais informações sobre o projeto aqui e aqui.

Movimento Plástico Transforma – Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma é uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, o PICPlast, fruto da parceria da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. O Movimento visa ressaltar a utilização do plástico, de forma criativa e responsável, em soluções que podem transformar o nosso dia a dia e o futuro. A primeira iniciativa voltada para a comunicação com a sociedade, assinada pelo Movimento Plástico Transforma, foi a instalação interativa PlastCoLab. A ação impactou mais de 37 mil pessoas e contou com quatro edições, realizadas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Outro projeto relevante é a Estação Plástico Transforma, atividade instalada no parque KidZania, em São Paulo, que visa demonstrar – de forma lúdica e educativa – as principais etapas do processo de reciclagem do plástico e já impactou mais de 18 mil pessoas. No site www.plasticotransforma.com.br é possível encontrar conceitos importantes sobre economia circular e iniciativas inovadoras de uso, reuso, descarte correto e reciclagem do plástico.

Jaguar Plásticos – A Jaguar Plásticos, fundada em 1978, é especializada na produção de artigos plásticos. Possui uma extensa linha de produtos nos segmentos de Utilidades Domésticas e Embalagens Industriais, sendo uma das líderes nacionais em ambos os setores. Localizada na cidade de Jaguariúna no estado de São Paulo, tem atuação nacional e exporta para mais de 20 países.

Também faz parte do grupo Jaguar Plásticos a Polikem Tecnologia em Polímeros, empresa qual produz resinas recicladas da marca Jaguar Transforma. Esta unidade de negócios é responsável por recuperar os resíduos plásticos pós-consumo e pós-indústria e transformar em novas matérias-primas para produção de artigos plásticos contribuindo, assim, com a sustentabilidade da natureza e bem-estar social. Para mais informações sobre a Jaguar Plásticos acesse http://www.jaguarplasticos.com.br.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Virta Comunicação Corporativa
Nicolli Oliveira – nicolli[email protected] – (11) 99270-1960
Gabriella Balestrero – [email protected] – (27) 99273-1172