Início Natureza Ações ambientais, da Prefeitura de Lages, visam manter a cidade livre de...

Ações ambientais, da Prefeitura de Lages, visam manter a cidade livre de entulhos

91
0
COMPARTILHAR

Lages SC – A secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente coordena serviços gerais de coleta e destinação correta de resíduos sólidos. Enquanto parte do material recolhido vai diretamente para o Aterro Sanitário, têm recicláveis que são reaproveitados e reutilizados, a exemplo da madeira de móveis descartados pelos moradores

Soluções para o problema da grande demanda por coleta e correta destinação dos resíduos sólidos têm tomado o tempo de gestores e administradores públicos, sendo que em Lages trabalhos importantes são executados pela Prefeitura há pelo menos quatro anos. E dois deles podemos citar com exemplos de iniciativas de sucesso: os projetos “Lixo Orgânico Zero” e “Em Busca do Lixo Zero”, os quais objetivam contribuir com um meio ambiente sustentável a partir de efetivo engajamento dos cidadãos.

O projeto Em Busca do Lixo Zero, coordenado pela secretaria municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, busca o recolhimento de todo o tipo de entulhos, diretamente nos bairros, incluindo o lixo eletrônico e pneus, dois elementos muito poluidores e de difícil descarte.

Neste ano, este projeto já foi desenvolvido em três regiões urbanas, sendo que nessa quarta-feira (27 de abril) pela manhã, a região contemplada foi a do bairro da Várzea, tendo como local da coleta de lixo a avenida 1º de Maio, em área anexa à Horta Comunitária.

Nesta área, além do posto de recolhimento do lixo foi montada uma tenda para distribuição de mudas de hortigranjeiros, ação coordenada pela secretaria municipal de Agricultura e Pesca. “O projeto Em Busca do Lixo Zero conta com parcerias importantes, entre elas a da Rádio Clube de Lages, de empresas que atuam no setor de reciclagem de materiais eletroeletrônicos e pneus, além da secretaria da Agricultura e Pesca, Saúde e a de Planejamento e Obras. Esse trabalho conjunto é responsável pelo sucesso do trabalho que vem sendo realizado desde o ano de 2021”, destaca o diretor municipal de Meio Ambiente, Paulo Sell (o Paulinho).

Paulinho disse que em 2021 foram realizadas cerca de 10 ações, envolvendo cerca de 60 bairros de Lages. “Esta ação aqui no bairro da Várzea, iniciada já há uma semana, rendeu o recolhimento de 16 cargas de entulhos, além das cargas de pneus e de lixo eletroeletrônico que faremos nesta quarta-feira (27)”, disse Paulinho Sell.

“Destaca-se que esta ação ambiental, realiza-se já há uma semana e engloba a execução de serviços gerais, tais como roçadas, desassoreamento de córregos e cursos de água, e varrição de ruas, bem como a manutenção e melhoria das vias públicas, em especial as ruas de chão batido”, explica Paulinho Sell.

Reaproveitamento

O diretor municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente anuncia também a realização de outra importante ação desenvolvida por esta pasta administrativa: o recolhimento de móveis usados que os moradores desejam descartar. Para isso, equipes de servidores da prefeitura se revezam todos os sábados, recolhendo os móveis.

O agendamento deste serviço pode ser feito pelos interessados, através do telefone: 3019-7472. “As pessoas devem ligar com antecedência para o Meio Ambiente e fornecer o endereço correto para ser feita a coleta dos móveis a serem descartados. Vale frisar que a coleta é realizada somente aos sábados”, esclarece o responsável por este serviço, Jean Ribeiro.

“Parte dos materiais descartados e recolhidos nestas ações são reaproveitados, principalmente aqueles feitos com madeira, como os móveis. Parte é reaproveitado para confecção de estacas, utilizadas no plantio de mudas de árvores”, disse Paulinho Sell.

 

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here