Início Reciclagem Descaso hoje, problemas amanhã

Descaso hoje, problemas amanhã

1331
0
COMPARTILHAR

ecofenixO mês de abril é o mês da Conservação do Solo, e o período é dedicado a estimular a reflexão quanto à conservação e utilização do solo. A data tem como objetivo fomentar o debate sobre novas formas de viabilizar a manutenção e a melhoria da capacidade produtiva para que a produção de alimentos cresça de forma sustentável sem degradação ao meio ambiente.

Nesta data também nos cabe refletir sobre a destinação incorreta do OLUC (óleo lubrificante usado ou contaminado) que acarreta danos irreparáveis ao Meio Ambiente. Estudos apontam que a queima indiscriminada do material, sem tratamento prévio de desmetalização, gera emissões significativas de óxidos metálicos, além de outros gases tóxicos, como a dioxina e óxidos de enxofre.

Já o descarte irregular no solo gera um grave risco de contaminação dos lençóis freáticos. De acordo com estudos um litro de OLUC pode contaminar um milhão de litros de água.

A única destinação para o OLUC é o rerrefino, processo químico que transforma o material usado em óleo mineral básico de alta qualidade, com características semelhantes às do primeiro refino. Essa é uma contribuição valiosa ao meio ambiente, realizada por empresas que prezam a responsabilidade Ambiental como, por exemplo, a Lubrificantes Fenix, instalada em Paulínia, na Região Metropolitana de Campinas.

“A busca contínua de soluções ecologicamente corretas para o destino de óleo industrial e automotivo usado é a maior preocupação da Lubrificantes Fenix” comenta Rodrigo Domene Gerente Geral da LubFenix. A empresa rerrefina certa de 40 milhões de litros de óleo lubrificante anualmente e ainda destina mais de 840 toneladas de resíduos sólidos. “Todo esse empenho é para garantir um futuro melhor para o nosso planeta conscientizando as pessoas da parcela de responsabilidade que todos possuímos nesse processo. O resultado é positivo! É a conquista de um trabalho contínuo e gradativo que a Fenix realiza sempre com comprometimento e eficiência” finalizou Domene.

Você pode contribuir com o trabalho da LubFenix e garantir a destinação correta do OLUC. Verifique os postos de coleta de OLUC da sua cidade ou solicite-a LubFenix através do telefone 0800 77 02 046 ou no site www.lubfenix.com.br. Faça a sua parte por um mundo melhor!