Início Educação Ambiental Voluntários auxiliam projeto do Prêmio Embraco de Ecologia

Voluntários auxiliam projeto do Prêmio Embraco de Ecologia

1224
0
COMPARTILHAR

premio embraco
Joinville – SC – Duas das principais ações sociais da Embraco uniram forças no sábado, 15 de agosto. Participantes do Prove, programa de voluntariado da empresa, liderados pelo grupo Anjos do Bem, vão auxiliar as atividades da Escola Municipal Professor Saul Sant’Anna de Oliveira Dias, do bairro João Costa, para a conclusão de projeto contemplado pelo Prêmio Embraco de Ecologia. O objetivo foi finalizar as paredes da casa, construída seguindo os conceitos de bioconstrução.

O projeto foi o primeiro vencedor do Prêmio Embraco de Ecologia na categoria transformação e, assim que for concluído, será utilizado para aulas de educação ambiental. A expectativa é de que o mutirão receba 20 voluntários do Prove, que se juntarão aos pais, professores e representantes da comunidade.

A professora Fernanda Arins explica que, além de integrar os estudantes, o projeto deve também servir como modelo: “Queremos que as pessoas possam utilizá-lo como um laboratório vivo e que possamos ajudar com pesquisas e informações sobre técnicas ecológicas”. Para preparar as atividades de sábado, outros mutirões já foram realizados. “Temos 200 tijolos de adobe, que não vão ao forno e secam naturalmente, feitos por alunos e integrantes da comunidade”, afirma.

Para quem não conhece o termo, bioconstrução é a técnica utilizada em construções em que a preocupação ecológica está presente em todas as etapas, utilizando materiais que não agridem o meio ambiente, aproveitando resíduos e minimizando o uso de matéria-prima.

Sobre o prêmio

Em mais de duas décadas, o prêmio recebeu 778 projetos, 101 dos quais implantados com o patrocínio da empresa. O prêmio abrange os níveis da educação infantil e ensino fundamental e se constitui na principal ação de investimento social da Embraco no Brasil. Com mais de 100 mil pessoas beneficiadas, foi classificado entre as boas práticas do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecido pelos prêmios Eco, da Câmara Americana de Comércio, e Expressão de Ecologia, e incluído no currículo de apresentações em conferências de educação ambiental dentro e fora do Brasil.

Em 2014, dos 33 projetos inscritos, cinco escolas foram premiadas com o Troféu Quero-Quero e receberam suporte financeiro para desenvolver os trabalhos e contam com uma consultoria especializada para a implantação dos projetos. Na categoria Ação, com um ano para execução, foram contempladas as seguintes instituições: CEI AmandosFinder (projeto “Arte e Sustentabilidade: Semeando a União, a Arte e a Sustentabilidade Construímos o Espaço Cultural Aquarela Encantada”), CEI Estrelinha Brilhante (projeto “Pra que a vida dê flores, borboletas, amigos e cores”), CEI Meu Pequeno Mundo (projeto “Caminhos do Mundo”) e CEI Miosótis (projeto “Detetives da Natureza: Investigando, Brincando e Cuidando”). O CEI Espinheiros foi o vencedor na categoria Transformação, com o projeto “Na Enchente da Maré: a Aventura Continua”, e tem dois anos para a implantação.

Sobre a Embraco
A Embraco é uma multinacional do setor de compressores herméticos para refrigeração focada em inovação. O compressor é o principal responsável pela produção do frio em um sistema de refrigeração. Com atuação global e capacidade de produção anual de 37 milhões de unidades, a Embraco oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. Seus mais de 11.500 funcionários trabalham nas fábricas e escritórios localizados no Brasil, na China, Itália, Eslováquia, México, Estados Unidos e Rússia. Para saber mais sobre a Embraco acesse www.embraco.com.

Informações para a imprensa
Mercado de Comunicação