Início Eco SC Prefeitura desenvolve projeto que auxilia na destinação correta do óleo de cozinha

Prefeitura desenvolve projeto que auxilia na destinação correta do óleo de cozinha

1216
0
COMPARTILHAR

latões de óleo
Doação de tonéis ao Verde Vida para recolhimento e armazenamento correto do resíduo visa proteger o meio ambiente

Chapecó – SC – Preocupada com os impactos ambientais causados pelo descarte indevido do óleo de cozinha residencial, a Prefeitura de Chapecó desenvolveu um Projeto em parceria com o Programa Verde Vida. Nesta sexta-feira, foram entregues a ONG, 50 tonéis especiais para a coleta e armazenamento do resíduo.

Os galões serão disponibilizados em locais públicos e destinam-se exclusivamente para atender as residências. “Alertamos que os bares, hotéis e restaurantes, devem continuar seguindo as determinações legais de descarte”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valdir Crestani.

A iniciativa visa inibir o despejo do óleo junto ao meio ambiente ou em ralos de pias e banheiros. “Esta ação incorreta polui rios e córregos, entope tubulações e esgotos sanitários e contribui para a emissão de gás metano, considerado altamente tóxico e prejudicial a nossa saúde. Por isso, a importância desta ação”, explica o Prefeito José Caramori.

De acordo com dados apresentados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, estima-se que, um litro de óleo de cozinha derramado em pias domésticas, compromete cerca de 20 mil litros de água. Além disso, “pesquisas já realizadas em alguns municípios brasileiros, apontam que 40% dos domicílios descartam de maneira incorreta o óleo de cozinha”, ressalta Crestani.

Os galões foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal Para Reconstituição de Bens Lesados – FMRBL; e a elaboração do projeto conta com o apoio da Promotoria de Meio Ambiente.
Texto: Elizandra Buss | Fotos: Mauri de Oliveira/Prefeitura de Chapecó
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433