Início Eco SC Implantação de tanques rede para criação de peixes em Lages

Implantação de tanques rede para criação de peixes em Lages

1715
0
COMPARTILHAR

tanques

Lages – Na moção legislativa 389/2015, aprovada na sessão deliberativa de terça-feira (13), o vereador Gerson dos Santos (PMDB), destaca que a criação de peixes vem sendo praticada há muitos anos e nas últimas décadas tem se destacado entre as atividades de maior desenvolvimento em todo o mundo, sendo responsável pela geração de inúmeros postos de trabalho e por abastecer boa parte da humanidade com pescado.

Para Lages, o vereador sugere ao prefeito Elizeu Mattos e ao secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Moises Savian que sejam implantados tanques redes, uma modalidade da piscicultura praticada geralmente em corpos d´água de grandes dimensões onde o criador não pode estabelecer domínio dos lotes de criação ou de áreas que não podem ser esgotadas e não permitem o uso de redes para a captura. A cada dia a necessidade de pescado de cativeiro vem aumentando e o tanque rede é a forma mais prática de se ampliar os cultivos no curto prazo, principalmente após a assinatura do decreto pelo Presidente da República em 25 de novembro de 2003, onde 1% das áreas dos reservatórios poderão ser utilizados para projetos de produção de pescado formando os parques aquícolas.

Gerson explica que existem várias modalidades de criação intensivas de peixes, mas nenhuma delas é tão democrática como a criação intensiva de peixes em tanques redes ou gaiolas. Apesar de não ser a de menor investimento, ela possibilita ao produtor iniciar a sua operação com pequeno capital, ampliando modularmente o seu investimento.

Outra característica importante, destaca o vereador, é o fato de que esta modalidade de cultivo pode ser feita até mesmo por aqueles que não possuem terras, sendo utilizadas para isso áreas alagadas da união, sejam águas continentais ou marinhas.

A criação de peixes em tanques redes ou gaiolas é a criação feita em estruturas de tela ou rede, fechadas por todos os lados para reter um determinado número de peixes em seu interior. Esta modalidade de cultivo é praticada tanto em água doce como salgada. Rios, lagos e represamentos são atualmente os locais favoritos para este tipo de criações.

Neste sentido entendo que nosso município tem total condição de receber um projeto deste porte, sendo assim mais uma alternativa de complemento de receita para os munícipes. O vereador sugere a viabilidade de um convênio junto ao Ministério de Agricultura para implantação de tanques rede.