Início Ecoagro Produtores de alho de Frei Rogério buscam apoio a perdas devido às...

Produtores de alho de Frei Rogério buscam apoio a perdas devido às chuvas

1314
0
COMPARTILHAR

alho

Brasília – O prefeito de Frei Rogério, Osny Alberton e o presidente da Cooperativa Regional Agropecuária do Meio Oeste Catarinense (Copar), estiveram nesta quinta-feira (05) com o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, em Brasília, buscando apoio para os problemas vividos pelos agricultores de Frei Rogério, em decorrência das constantes chuvas.

Juntos, se dirigiram a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), onde foram recebidos pelo chefe de gabinete, Ronaldo Ribeiro. Conforme exposto, nos últimos três anos, o excesso de chuva na região causou degradação da malha viária para escoamento de produção e acesso a lavoura, além de série de quebras na produção e perda da qualidade do alho, feijão, soja e tomate, principais culturas locais. “Hoje, 80% da população vive na zona rural. Segundo levantamento feito pela prefeitura, a perda estimada na safra de alho deste ano é de 50%, em um total de 360 hectares plantados. Precisamos de alguma ajuda, como um subsídio”, destacou o prefeito.

Por outro lado, Ribeiro afirmou ser possível auxiliar os agricultores, mas primeiro é necessária a elaboração de documentos que comprovem a situação, com laudo da Epagri, e envio ao Ministério. “Passaremos a situação para a área técnica para analisar qual melhor caminho, se subsídio ou refinanciamento”, expressou o chefe de gabinete.

O secretário Acélio destacou que a Epagri está empenhada na elaboração de levantamento das perdas em todos os municípios catarinenses afetados pelas chuvas, material que será levado ao governador Raimundo Colombo e à ministra da Agricultura Kátia Abreu.

Participaram também da reunião o secretário de administração e finanças de Frei Rogério, Hélio Oki, o deputado federal Celso Maldaner, e o presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares de Orgânicos da Região Sul Nova Vida, José Barzan.

Fernanda Rodrigues (SC 02540 JP)

Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional