Início Natureza Aves da Mata Atlântica ganham guia inédito

Aves da Mata Atlântica ganham guia inédito

1223
0
COMPARTILHAR

sete cores LR

Foto: Tietta Pivatto

Publicação apresenta 927 espécies em mais de 1300 ilustrações.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as aves brasileiras e incentivar a observação delas em ambiente natural, a Wildlife Conservation Society (WCS) e a Editora Horizonte, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lançaram o Guia Aves do Brasil: Mata Atlântica do Sudeste. A publicação apresenta 927 espécies, praticamente todas as que são conhecidas atualmente no país.

Com linguagem simples e todo ilustrado, o livro possui informações diversas como mapas de distribuição, épocas e altitudes de ocorrência, características físicas, dicas para diferenciação de espécies semelhantes, bem como destaca os diferentes ambientes da Mata Atlântica e os desafios para a sua conservação. Na publicação foram abrangidas espécies do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. “Ações como essa são excelentes para envolver a comunidade, pois sensibilizam pela beleza e incentivam o conhecimento da rica biodiversidade brasileira”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

Este é o segundo volume de uma série que aborda as aves de todos os ambientes naturais brasileiros. As ilustrações foram feitas por renomados artistas especializados em aves, como Guy Tudor, o maior ilustrador de aves sul-americanas, o qual é um dos autores da obra. Robert S. Ridgely, John Gwynne e Martha Argel são os outros autores.

Com formato compacto, considerado mais eficiente para o uso em campo, o preço sugerido do Guia é de R$ 69,00 e ele estará disponível para aquisição no sitewww.edhorizonte.com.br ou nas principais livrarias do Brasil. O valor, mais acessível que o de livros semelhantes, foi possível por meio do patrocínio da Fundação Grupo Boticário e da Fibria, e pelo apoio do Legado das águas – Reserva Votorantim e pelas doações feitas por instituições e pessoas físicas à WCS nos Estados Unidos. O objetivo do preço subsidiado é estimular o interesse da população pela observação de aves no Brasil.

“Queremos mostrar como é fácil observar aves e que isso pode ser feito em qualquer lugar. Essa atividade pode ser a porta de entrada para as pessoas começarem a apreciar a natureza nas cidades. Assim, teremos mais pessoas tomando atitudes em prol do meio ambiente”, afirma Martha Argel.

As aves da Mata Atlântica brasileira
Entre as espécies apresentadas estão as saíras sete-cores (Tangara seledon) (foto) e de-lenço (Tangara cyanocephala), duas das aves mais coloridas do Brasil. O gavião-real (Harpia harpyja) (foto), maior ave de rapina do Brasil e considerada a mais poderosa do mundo, também é destaque no guia. De ocorrência rara, ela chama a atenção por seu tamanho, mas é discreta e costuma ficar o tempo todo dentro da mata. Destacam-se, ainda, três espécies de papagaio – peito-roxo (Amazona vinacea), cara-roxa (Amazona brasiliensis) e chauá (Amazona rhodocorytha) – que são exclusivas da Mata Atlântica.