Início Biodiversidade Onça-pintada aparece para as câmeras

Onça-pintada aparece para as câmeras

1057
0
COMPARTILHAR

onça1
Presença da espécie, que é raramente visualizada, demonstra equilíbrio do ambiente natural

Uma onça-pintada (Panthera onca) foi fotografada na Reserva Natural Serra do Tombador, localizada no Cerrado goiano, segundo ambiente natural mais ameaçado do país. Felino de grande porte, a onça-pintada é raramente visualizada nas florestas brasileiras, por conta do declínio populacional da espécie, que está ameaçada de extinção.

“A espécie é predador de topo de cadeia alimentar e sua presença em um ambiente quase sempre indica que o ecossistema está equilibrado, já que esses animais são bastante sensíveis às alterações do ambiente, porque dependem de que toda cadeia alimentar esteja funcionando bem para que possam ter sucesso na sobrevivência e reprodução”, explica Marion Leticia Bartolamei, coordenadora de áreas protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que administra a unidade de conservação onde aconteceu o registro. Segundo ela, a onça-parda (Puma concolor) é mais facilmente vista, já que a pintada é mais arredia.

A câmera trap que registrou o animal foi colocada com o principal objetivo de monitorar a fauna da região. “Essa visualização reforça a importância da criação e manutenção adequada das unidades de conservação para que garantam a proteção e perpetuidade da biodiversidade brasileira”, comenta.

Estima-se que uma onça-pintada, que é o terceiro maior felino do mundo, ocupe um território de aproximadamente 50 quilômetros quadrados. Seu peso varia de 56 a 92 quilos, mas existem registros de indivíduos com 158 kg. Seus hábitos são noturnos e sua dieta é vasta, com preferência por veados, capivaras, antas, porcos-do-mato e tamanduás.