Início Eco SC Projeto Reciclar é Viver realiza pedágio solidário

Projeto Reciclar é Viver realiza pedágio solidário

1420
0
COMPARTILHAR

projeto reciclar

Chapecó – SC –  Mais de R$ 3 mil foram arrecadados, no último sábado (09), no primeiro Pedágio Solidário do Projeto Reciclar é Viver. A ação mobilizou recicladores, integrantes do projeto, representantes da Prefeitura de Chapecó e das instituições parceiras, com o objetivo de arrecadar fundos para investir na infraestrutura de trabalhado dos recicladores.

“Além de obter recursos financeiros, esta ação também quer chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre a importância de separar o ‘lixo’, e como este ato simples, ajuda e facilita o trabalho dos recicladores”, enfatiza a Presidente do Comitê Gestor do Projeto Reciclar é Viver, Neyla Caramori.

Para o reciclador Elias de Melo, integrante da Associação Eco Vida, do Bairro Bom Pastor, “nós buscamos com essa ação a conscientização da sociedade, para que ajudem na reciclagem fazendo o descarte correto dos materiais. Uma grande parcela da sociedade ainda faz esse descarte de forma errada e este é ponto chave, mostrar como a separação dos materiais traz mais qualidade de vida e de trabalho para nós recicladores”, enfatiza.

O pedágio aconteceu das 8h30 às 11h30, nas sinaleiras da Avenida Nereu Ramos com a Avenida 7 de Setembro, Av. São Pedro com a Av. Coronel Licínio Córdova  e Av. Getúlio Vargas com a Rua Marechal Deodoro. De acordo com a prima dama, Lúcia Buligon, “é muito importante que a comunidade entenda como separar e dar o destino correto aos materiais traz benefícios para todos os chapecoenses, tendo uma cidade mais limpa e garantindo um futuro sustentável”, explica.

 

O Projeto

O Projeto Reciclar é Viver foi criado em Setembro de 2015, com o objetivo  de melhorar a estrutura física dos espaços onde os catadores trabalham, através  plantio de árvores, ambientes de lazer e alimentação, equipamentos para o desenvolvimento do trabalho, inclusão social, além de abordar a importância da saúde e do bem estar das pessoas.

“Este projeto é um símbolo de melhora ambiental, limpeza e organização da nossa cidade. Através dele encontramos uma maneira de comover a sociedade chapecoense a nos apoiar reciclando e separando o material reciclável. Esta ação gera mais condições de saúde para os trabalhadores da reciclagem”, explica o reciclador Adão Francisco dos Santos.

Em sete meses de atividades o ‘Reciclar é Viver’ já desenvolveu subprojetos, entre eles o ‘Arte Solidária’, onde foram pintados pneus, os quais integram os pátios das associações e também são utilizados na recuperação de áreas degradadas pelo depósito irregular de resíduos. Palestras sobre questões sociais relevantes, visitas a projetos e associações, integram as atividades do projeto, que possibilita aos participantes novas experiências, informações e conhecimento.

Créditos: Texto: Camila Almeida e Mauri Oliveira/ Fotos: Mauri Oliveira/ Divulgação/ Prefeitura de Chapecó.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433