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Biodiesel vislumbra novo mercado no país

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São Paulo- O Secretário de Projetos Estratégicos do Mato Grosso, Gustavo Oliveira, disse no Seminário “Biodiesel: Oportunidades e Benefícios do Uso Voluntário”, realizado na Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (FIEMT) em Cuiabá, que o estado precisa pensar estrategicamente na substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis, a exemplo do que já faz Curitiba.

Oliveira, representando o governador Pedro Taques no evento, referia-se à possibilidade de consumo de biodiesel superior ao previsto em lei, de 7% por litro de diesel (B7). Segundo ele, a prefeitura Cuiabá está para divulgar um edital para renovação da frota dos ônibus de transporte coletivo de passageiros na cidade e seria interessante que a medida constasse como regra da concessão, o que poderia gerar investimentos em inovação tecnológica e novos empregos.

Desde o ano passado, de acordo com a resolução nºº 3 do Conselho Nacional de Política Energética, frotas cativas como empresas de ônibus, transporte rodoviário, coletas de lixo, frotas oficiais de poderes públicos, podem adquirir misturas de até B20 (20% de biodiesel por litro de diesel) e B30 (30% de biodiesel por litro de diesel) para transporte ferroviário, máquinas e tratores agrícolas.

Além de segundo maior produtor de biodiesel do país, Mato Grosso apresenta uma curva crescente de 3¢ no consumo de combustíveis, devido ao agronegócio, enquanto a média nacional registra uma queda de 6%.

Ao iniciar sua apresentação, o representante da Mercedes Benz, Sr. Nilton Shiraiwa, ressaltou que diante de testes realizados em 2009 – onde um veículo rodou cerca de 1 milhão de quilômetros com a mistura B20 – a empresa não faz nenhuma restrição quanto à sua utilização, pois não foram detectados problemas como criação de borra ou oxidação do sistema de injeção.

O diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia – Ricardo Dornelles – apresentou no evento toda a fundamentação legal e regulatória para o novo mercado do biodiesel brasileiro. “Esse é o momento para os agentes da cadeia produtiva do biocombustível sentarem e fazerem suas contas junto com os potenciais consumidores” ressaltou.

Segundo ele, pelos valores praticados no último leilão de venda do óleo renovável pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o biodiesel produzido em MT chegou a ser até 0,38 centavos mais barato que o diesel por litro – não consideradas a margem das distribuidoras.

Dornelles disse ainda que o B20 e B30 já são permitidos e regulamentados pelo CNPE, sem necessidade de autorização previa da ANP. “Os biocombustíveis são produtos do “bem” e agora o novo mercado precisa do engajamento de governos municipais e estaduais para que as oportunidades econômicas, como no caso de Mato Grosso, e ambientais sejam aproveitadas por todos”.

No seu entender o consumo voluntário de biodiesel é um ambiente onde todos ganham. Porque o consumidor reduz o custo com combustível, o distribuidor faz novos clientes e o produtor tem faturamento maior.

Aproveitar oportunidades foi o tema da palestra do presidente do Sindibio – Rodrigo Guerra – para quem a resolução do CNPE abre todo um campo de possibilidade de fomento da economia de Mato Grosso e do Brasil.

O diretor superintendente da APROBIO, Julio Minelli, enalteceu em sua palestra os benefícios ambientais e de saúde pública do biodiesel, abordando o estudo encomendado pela Associação em parceria com o Instituto Saúde e Sustentabilidade que apontou que a utilização de B20 evita a morte de 14 mil pessoas/ano somente nas regiões metropolitanas de RJ e SP.

“Ainda que o diesel não seja o responsável por toda a poluição local em Cuiabá, o biodiesel pode contribuir para a melhora da qualidade do ar e a diminuição do material particulado que é bastante forte na região” ressaltou Minelli.

Carlos Melnec – diretor executivo de uma revenda da Volvo em Mato Grosso – citou a experiência de Curitiba, onde os ônibus do transporte coletivo são abastecidos com o combustível vegetal, e disse que os veículos pesados da marca podem ser utilizados em qualquer estado, pois já estão aptos a rodar com B30.

 

Participaram do evento pela APROBIO o Sr. Orlando Palocci vice-presidente do Conselho e Antônio Ventilii assessor técnico.

 

 

Mais Informação:

Analítica Comunicação

Tel.: (11) 2579-5510

Antonio Matiello – antonio.matiello@analitica.inf.br

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