Início Eco SC Seminário debate objetivos do desenvolvimento sustentável na UNIPLAC

Seminário debate objetivos do desenvolvimento sustentável na UNIPLAC

1508
0
COMPARTILHAR

Uniplac 2

O segundo Seminário Regional em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com temática voltada aos objetivos do desenvolvimento sustentável, acontece nesta segunda-feira (13), a partir das 14h, no CCJ da UNIPLAC, em Lages (Rua Castelo Branco 170 – Bairro Universitário). A série de debates, que iniciou em 3 de junho, em São Miguel do Oeste, é promovida pelo Fórum Parlamentar do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa, e pelo Parlamento Mundial da Juventude pela Água, com apoio de universidades, entidades e movimentos de cada região.

Os seminários começaram logo que o Fórum foi implantado na Assembleia Legislativa, em 2003, e seguiram inicialmente até 2006. O trabalho reiniciou em 2010 e prossegue até hoje. O objetivo é levar às regiões, periodicamente, uma pauta de debate voltada a preocupações como gerenciamento hídrico, impacto do uso abusivo de agrotóxicos, desmatamento, a importância da pesquisa e desenvolvimento voltada à agroecologia e ao desenvolvimento sustentável, entre outros temas.

Apesar do foco no Aquífero Guarani e na gestão hídrica, o Fórum é hoje o principal centro de debates do meio ambiente do Legislativo catarinense. “O que buscamos é envolver públicos diversos, desde alunos do ensino fundamental (quando dirigido à conscientização) até estudantes universitários e gestores públicos, que atuam diretamente com questões ambientais”, explica o presidente do Fórum do Aquífero Guarani, deputado Padre Pedro Baldissera.

O objetivo do seminário em Lages é colaborar numa agenda de pautas ambientais voltadas à sustentabilidade no município e em outras cidades da região. “Quanto mais as comunidades voltarem sua atenção a estes temas, teremos mais pessoas engajadas em mudanças e também na cobrança por mudanças nas políticas ambientais”, complementa o presidente do Fórum.

Como trabalha em conjunto com universidades e centros de pesquisa, os debates ganham corpo ano a ano pelo número de demandas apresentadas ao Fórum por especialistas e pesquisadores. Um exemplo é a pesquisa do projeto Rede Aquífero Guarani/Serra Geral, divulgada em primeira mão pelo Fórum em novembro de 2013, que apontou que as quatro principais bacias hidrográficas catarinenses sofrem com problemas graves de poluição e de redução do volume de vazão.

Além do Fórum e do Parlamento da Juventude, o Seminário Regional que acontece na Serra tem como parceiros UNIPLAC, UDESC, Comitê de Bacia do Rio Canoas, Fórum Estadual dos Comitês de Bacias, Casan, FINER-Lages, CODETER Serra Catarinense e Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH-SC)

O próximo debate acontece em Chapecó, no auditório da UFFS, em 24 de junho.

PROGRAMAÇÃO

14h – MESA DE ABRTURA

14h 30 –  Vivência de Academia Kainapi – CB Lages

14h45 – Tema:  Meio Ambiente e Sustentabilidade

Professor Germano Günter  – Doutorando em Ciência do Solo

15h 30 – Brinquedos naturais confeccionados com materiais reciclados – Intervenção sobre exposição – Professora Vera Márcia Silva dos Santos (Unipaz/IFSC)

15h 45 – Tema: Gestão dos Recursos Hídricos x Justiça Ambiental

Professor Alexandre Cesar Toninelo (Uniplac/ Esmesc/ UCS/RS)

16h 25 – Tema: Importância do Movimento da Juventude pela Água

Ana Carla Correa Rodrigues (Uniplac)

16h 35 – Debates e perguntas

16h 45 – Intervenção: Carta da Terra

17h – Encerramento