Início Eco SC Sustentabilidade será foco de ações do Dia Internacional do Cooperativismo

Sustentabilidade será foco de ações do Dia Internacional do Cooperativismo

1264
0
COMPARTILHAR

praca-coronel-bertaso

Atividades serão promovidas na Praça Coronel Bertaso

Chapecó – SC – Ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade e solidariedade são alguns dos pilares do cooperativismo. Com base nessas características, anualmente, é comemorado o “Dia Internacional do Cooperativismo”. A data – primeiro sábado do mês de julho de cada ano – é marcada por ações de conscientização em todo o País.

Em Chapecó, a Cooperativa Central Aurora Alimentos, com o apoio da Fundação Aury Luiz Bodanese e outros parceiros promoverá no sábado (2 de julho), a campanha “Eu acredito no cooperativismo”. A iniciativa terá início às 9 horas na Praça Coronel Bertaso, no Centro de Chapecó com encerramento previsto para as 12 horas.

Com base no tema “Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável”, a Aurora desenvolverá ações de sensibilização voltadas à sustentabilidade nos três eixos: social, econômico e ambiental. O principal foco é mostrar que cooperar é o melhor jeito.

De acordo com a gerente de comunicação e presidente da Fundação, Isabel Cristina Machado, a cada ano o Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas (COPAC), constituído pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Organização das Nações Unidas (ONU), escolhe uma temática para ser trabalhada. “A proposta envolverá trabalhadores da cooperativa, voluntários da fundação, entidades parceiras e a comunidade, todos em prol da sustentabilidade e da cooperação”, explica Isabel.

PROGRAMAÇÃO

Contação de histórias com a Kombi Biblioteca Itinerante, brinquedos infláveis, jogos, pintura facial e de desenhos, oficina de jujubas e mateada integram a lista de programações. Também estarão disponíveis as ações da Fundação: A Turminha da Reciclagem e Família é Tudo. O evento contará com uma campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal.

No eixo ambiental serão distribuídas mudas de árvores frutíferas e flores. Além disso, haverá um espaço para o recolhimento de óleo de cozinha, lixo eletrônico, pilhas e baterias. A Associação Chapecoense de Futebol (ACF) também participará da comemoração com um espaço em que contará com a presença de alguns jogadores do clube. Segundo Isabel, o evento também terá a participação de diversos parceiros que após a primeira reunião iram organizar atividades para o Dia Internacional do Cooperativismo.

A programação também contemplará outras cidades em que a Aurora Alimentos possui unidades, todas iram trabalhar o tema “Cooperar é o melhor jeito”. De acordo com o vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos e presidente do Conselho Curador da Fundação, Neivor Canton, a Aurora é uma cooperativa que tem entre seus princípios o interesse pela comunidade, a educação e a informação. “A partir da campanha busca-se promover a melhoria da qualidade de vida. Acreditar no cooperativismo está em nossa essência”, observa.

 

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional