Início Eco SC Seminário discute a elaboração do Plano Municipal de Preservação da Mata Atlântica

Seminário discute a elaboração do Plano Municipal de Preservação da Mata Atlântica

1023
0
COMPARTILHAR

seminário1

Lages – SC  -O Seminário da Mata Atlântica, realizado nesta quarta-feira (22), no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fez parte da programação do Mês do Meio Ambiente, organizado pela prefeitura de Lages em parceria com associações, instituições e entidades voltadas ao estudo e à elaboração de projetos ambientais. Dentre os temas de destaque do evento está o Plano Municipal de Preservação da Mata Atlântica, o qual deverá ser elaborado por todos os municípios com território inserido no bioma Mata Atlântica.

O secretário de Meio Ambiente, Adilson Panek, destaca o empenho conjunto de várias entidades, instituições e do poder público municipal em torno do desenvolvimento da programação do Mês do Meio Ambiente. “Todos estão contribuindo para a elaboração de projetos e planos de preservação ambiental” observa. Segundo a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Michelle Pelozato, o Plano Municipal de Preservação da Mata Atlântica vem sendo desenvolvido desde 2015, elaborado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e com participação de equipe técnica da prefeitura.

O documento deverá estar concluído em meados de 2017, sendo então transformado em projeto de lei a ser enviado pelo Executivo municipal para aprovação na Câmara de Vereadores. “Lages estará apta a receber recursos federais para elaboração de projetos e programas ambientais voltados à preservação da Mata Atlântica”, explica. Michelle fala que a elaboração envolve reuniões com professores, técnicos ambientais, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias.

Os encontros visam levantar pontos fortes e fracos. “Nas reuniões é apresentado o objetivo, momento em que se tem conhecimento das opiniões gerais”, comenta. Levantamento fotográfico do bioma e de dados técnicos reunidos em estudos já realizados por universidades sobre a Mata Atlântica, serão inseridos no trabalho. O encerramento de toda a programação do Mês do Meio Ambiente será no dia 30, na praça João Costa.

 (Foto: Cao Ghiorzi)