Início Natureza Caça aos javalis: Legislação deve ser seguida

Caça aos javalis: Legislação deve ser seguida

1298
0
COMPARTILHAR

javalis na acil

Lages/ Serra Catarinense – Na segunda-feira (18/07), a diretoria da ACIL recebeu os representantes da Polícia Ambiental, Major Adair Alexandre Pimentel e Sub Ten. Luiz Claudio Araújo Schneider, para conversar sobre o problema da proliferação de javalis em Lages e região. Os policiais enfatizaram a importância do uso das armadilhas, a necessidade das autorizações ambientais para a caça esportiva e explicaram ainda, sobre o aplicativo desenvolvido pelo CIASC que promete mapear e auxiliar na caça desses animais.

Segundo o Major Pimentel, o grande perigo da proliferação dos javalis é que eles contaminem o rebanho doméstico, o qual, hoje é exemplo para o mundo em termos de sanidade animal livre de vacinação. “O javali está competindo por espaço e alimentos com os porcos nativos (cateto e queixada). Aqui, eles não possuem predador natural, por isso a grande proliferação, o que acaba por destruir lavouras como milho, soja e feijão, transmitir doenças e causar acidentes automobilísticos”, destacou o Major.

Em relação à caça, os policiais explicaram a importância de obedecer às normas e de requerer as autorizações devidas para a prática do esporte. Não são permitidas armas automáticas, apenas armas lisas e precisam estar devidamente registradas. O incentivo foi para que ao invés da caça com armas, opte-se pelas armadilhas, alternativa mais segura e mais eficaz, visto que os javalis são animais difíceis de serem caçados a tiro.

Algo que, também, deve auxiliar no combate aos javalis é o aplicativo desenvolvido pela CIASC. A ferramenta deve ajudar a policia ambiental no controle populacional destes animais, além de acabar com a autorização em papel para a caça. A expectativa é de que o aplicativo esteja pronto para ser lançado em setembro deste ano.

Informações e foto: Débora Puel