Início Eco SC Feira Amigos da Terra da Udesc Lages oferece oficina sobre produção orgânica...

Feira Amigos da Terra da Udesc Lages oferece oficina sobre produção orgânica a moradoras de Urupema

1013
0
COMPARTILHAR

A feira orgânica Amigos da Terra, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu na quarta-feira, 16, uma oficina gratuita sobre os benefícios da produção orgânica, voltada para moradoras de Urupema, na Serra Catarinense.

As participantes fazem parte de um projeto chamado Mulheres Sim e receberam orientações sobre meio ambiente, desenvolvimento humano, certificação orgânica e etapas de preparo do solo.

“Este é um projeto de inclusão social, voltado para mulheres de baixa renda, de 20 a 60 anos de idade. A ideia é que elas possam se unir, formar uma cooperativa e melhorar a qualidade de vida” explica a organizadora da oficina, Tayane Okamoto.

A oficina é uma das ações da feira orgânica, que ocorre todas as quartas-feiras na Udesc Lages, das 8h30 às 12h, no estacionamento da Associação dos Servidores (Ascav). Dentre os produtos oferecidos, estão frutas, verduras, pães e doces caseiros. Todos os alimentos são produzidos sem o uso de agrotóxicos.

Periodicamente, também são distribuídas mudas de espécies frutíferas, como pitangueira, araucária, araçá, cedro, aroeira e guavirova. As mudas são fornecidas pelo viveiro Florestal da Udesc Lages.

 

Feira conta com novos produtores

A partir desta quarta-feira, a feira Amigos da Terra conta com novos produtores de dois grupos agroecológicos da Serra Catarinense, um de Bocaina do Sul e o outro de Correia Pinto. Todos oferecem produtos orgânicos com certificação.

Criada em 2015, a feira faz parte do programa de extensão Amigos da Terra, da Udesc Lages, e envolve agricultores familiares da região, com o objetivo aproximar as pessoas da realidade da agricultura familiar orgânica e auxiliar na comercialização de produtos.

Além da feira semanal, o programa inclui outros dois projetos de extensão, que atuam em conjunto: “Troca de Saberes” e “Formação do consumidor consciente de alimentos saudáveis e agricultura familiar”.

 

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

E-mail: [email protected]

Telefone: (49) 3289-9130