Início Eco SC Escolhidos os vencedores estaduais do Recicla CDL na Escola

Escolhidos os vencedores estaduais do Recicla CDL na Escola

1059
0
COMPARTILHAR

Estudantes produziram redações e desenhos sobre sustentabilidade

Florianópolis – SC – Foram escolhidos nesta sexta-feira (18) os 10 trabalhos vencedores da etapa estadual do programa Recicla CDL na Escola, promovido pela Federação das CDLS de SC (FCDL/SC) e que está na sexta edição, sendo cinco na modalidade de redação e cinco desenhos. Como prêmio, os autores e seus professores orientadores ganharão um tablet cada. A mobilização estadual debateu a economia de água com estudantes do ensino fundamental na rede pública catarinense e teve envolvimento recorde, com mais de 138 mil estudantes de aproximadamente 800 instituições de ensino. O trabalho contou com apoio de 145 CDLs em todo o estado.

Antes da etapa estadual, os trabalhos produzidos em sala de aula concorreram entre os demais da mesma unidade de ensino e, logo depois, passaram pelo nível municipal, onde foram avaliados pelas secretarias de educação e as respectivas CDLs e premiados com um kit de mochila e material escolar. Na fase final a banca foi composta por sete integrantes, que incluiu a Secretaria Estadual de Educação, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o jornal Diário Catarinense e o Sicoob, patrocinador deste ano. Foram criadas duas categorias, sendo desenho para alunos do 1º ao 5º ano e redação para quem está entre o 6º e o 9º ano.

Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, a realização do Recicla CDL na Escola está inserida entre os mais importantes objetivos da entidade. “Completando a sexta edição já é possível perceber que o programa pode estimular o interesse para questões voltadas à preservação ambiental”. Para Rosimari Koch Martins, coordenadora de educação dos direitos humanos e diversidade da Secretaria de Estado da Educação, o destaque ficou por conta da abordagem do tema e as reflexões sobre o cotidiano, ambos presentes nas produções. Artêmio de Souza, diretor da Agência de Comunicação da UFSC, observou que os participantes demonstraram boas noções de políticas públicas.

Já Camile Silva, supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob, frisou que o trabalho cooperativo para combater o desperdício e promover a conscientização, citados nas redações e retratados nos desenhos, mostrou que a parceria fez com que a mensagem do programa chegasse até os estudantes. Também participaram da escolha Luciana Martins, executiva de contas do Diário Catarinense, João Carlos Dela Roca, gerente comercial da FCDL/SC, Fábio Suzuki, analista de Criação da entidade, e Arieli Silva, executiva de contas da Marcca Comunicação.

Recicla CDL na Escola – Criado para promover a conscientização sobre o papel da sociedade na preservação do meio ambiente, a iniciativa de educação ambiental estimula estudantes a debaterem o que desejam para as próximas décadas e suas percepções sobre o mundo. Para auxiliar as atividades foi lançada a Liga Sustentável, turma de super-heróis criada em 2015 especialmente para o Recicla CDL na Escola. Protetora da água, a heroína Hidra se junta neste ano à Menina Metálica, ao Power Plástico, Paper Boy, Garoto de Vidro e ao Papão. Juntos, enfrentaram o Doutor Imundo, seu assistente do mal, Capenga, e a terrível máquina sugadora de água. Todo o material continua disponível no site www.ligasustentavel.com.

Conheça os vencedores:

Categoria desenho (1º ao 5º ano):

  • Eduardo Harry Lagemann – Centro Integrado de Educação de Lacerdópolis (representando CDL de Capinzal)
  • Cristiane Maria Minella – Escola Municipal Valentin Bernardi – Itá
  • Gabrieli Venâncio da Silva Eggers – Escola Municipal Claiton Almir Hermes – Itapoá
  • Catarina Kelin – Escola Municipal Albano Kanzler – Jaraguá do Sul
  • Eduarda Gabrielle Schoenfelder – Escola Básica Municipal Almirante Barroso – Pomerode

Categoria redação (6º ao 9º ano):

  • Alisson da Cruz Alexandre – Escola Municipal Pe. José Francisco Bertero – Criciúma
  • Deivid Guzatti Laufer – Escola Municipal Izilda Reiser Mafra – Navegantes
  • Eduarda Duarte – Escola Básica Doutor Amadeu da Luz – Pomerode
  • Nátali Souza Nunes – Escola Prof. Leopoldo Hannoff – Orleans
  • Mariana da Motta – Escola Municipal São Francisco – Luzerna (representando a CDL de Joaçaba)

PalavraCom