Início Ecoagro Mais agilidade nos licenciamentos ambientais

Mais agilidade nos licenciamentos ambientais

1251
0
COMPARTILHAR

 

Chapecó SC-  Os relatórios de prestação de serviço da Coordenadoria Regional da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), instalada em Chapecó, apontam  que todos os pedidos de licenciamento estão sendo atendidos dentro do prazo, sem atrasos. Os números foram apresentados ao secretário Executivo Regional, Edegar Giordani.

Segundo o gerente Regional da Fatma, Rafael Gasparini (foto), são emitidas aproximadamente 3,1 mil licenças ambientais por ano, nesta que é a maior regional do Estado – compreende 44 municípios.  Gasparini enumera três fatores determinantes para melhorar o atendimento e diminuir o número de processos em atraso: a instalação da Fatma em nova sede, a contratação de mais funcionários e o encaminhamento de processos por meio digital. “Com tudo isso ganhamos em agilidade, não temos licenciamentos atrasados”, destaca Gasparini.

O secretário Executivo Regional, Edegar Giordani, lembra que manter este atendimento em dia é determinante para a região, que vive do agronegócio. “Buscamos atender as demandas da região de forma ágil e responsável, buscando o equilíbrio e conformidade das ações com as leis ambientais”, enfatiza Giordani.

A equipe responsável pelos licenciamentos ambientais das atividades da região é multidisciplinar, composta por 11 analistas ambientais, administrador, advogado, sociólogo, geógrafo, biólogos e engenheiros agrônomo, sanitarista, químico, florestal e civil. “Desde 2014 a Fatma está instalada em nova sede, com amplo espaço que também permitiu a contratação de novos servidores, em dois anos e meio mais que dobramos o número de funcionários”, afirma Gasparini.

Os encaminhamentos também ficaram mais rápidos por meio do programa Fatma sem Papel. “Todos os protocolos de projetos, ARTs, estudos ambientais, tudo o que envolve licenciamento hoje entra pelo sistema, a pessoa pode protocolar de casa mesmo”, explica o gerente.  A licença ambiental também passou a ser um documento digital.

Andréia C.Oliveira

Assessoria de Comunicação – ADR Chapecó

(49)99938 6966

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here