Início Eco SC Seminário incentiva uso de recursos naturais para produção de energia

Seminário incentiva uso de recursos naturais para produção de energia

891
0
COMPARTILHAR

Chapecó – SC – Quando se fala em sustentabilidade, uma das grandes alternativas a ser explorada pela sociedade é o uso de energias renováveis. Essas fontes alternativas não degradam os recursos do planeta e nem comprometem a sobrevivência das espécies, garantindo a satisfação das necessidades humanas no presente, sem comprometer as futuras. Preocupada em disseminar o assunto, a Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER) lançou na manhã desta terça-feira (16/05), o 1º Seminário Internacional de Energias Renováveis. O evento ocorreu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) e reuniu representantes da Fundação.

O Seminário acontece entre os dias 6 e 7 de junho, no Centro de Eventos e Cultura Plínio Arlindo de Nês, e promete incentivar a comunidade a utilizar fontes alternativas que contribuam com o meio ambiente. “Hoje todos usam a energia, muitas vezes sem saber a sua melhor fonte. Mas a natureza tem um limite, por isso precisamos pensar em formas alternativas para viver de maneira harmônica com o planeta”, acredita o empresário chapecoense Nelson Akimoto, que tem sua empresa como uma das instituidoras da FCTER.

Diversas são as fontes disponíveis na natureza para produção de energia e que serão apresentadas durante o evento. Segundo Akimoto, Chapecó tem explorado bem esses recursos renováveis e o objetivo é tornar a cidade um polo na geração sustentável de energia. “A região Oeste tem o melhor índice solar do estado, por isso precisamos aproveitar esse indicador”, acrescenta.

Atenta a esse recurso, a Unochapecó, por exemplo, instalou placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica de maneira autossustentável. Ao todo, são 202 módulos de painéis para captação solar, ação que faz parte do projeto Eficiência Energética. A iniciativa consiste na utilização de novos meios para gerar energia limpa e renovável.

Além da economia, a Instituição pensa na diminuição dos efeitos causados ao meio ambiente através de fontes alternativas. “A Unochapecó tem trabalhado muito o tema, não somente na sala de aula e com a realização de eventos, mas também em sua própria estrutura. Estamos muito felizes em produzir energia sustentável e para as próximas edificações também pretendemos seguir nesse caminho”, afirma o reitor da Universidade, também instituidora da FCTER, professor Claudio Jacoski.

Sobre o evento

Durante o lançamento oficial do Seminário de Energias Renováveis, que tem o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), foram repassadas informações gerais sobre a programação,que contará com palestras de profissionais conhecidos no Brasil e no exterior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da FCTER, espaço em que também são encontradas mais informações sobre o evento.

De acordo com o presidente da Fundação, Gilson Vivian, o Seminário é um marco para Chapecó e região no que se refere ao debate da sustentabilidade e das energias renováveis, importante, inclusive, para a produção científica. “Vamos aproveitar esse momento da forma mais ampla possível, para que possa render frutos e inspirar futuros estudos e avanços dentro desse tema”, comenta.

A FCTER é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como parceiros apoiadores as organizações públicas e privadas, instituições de ensino superior públicas, comunitárias e privadas, instituições de pesquisa, empresas privadas e associações de entidades de classe. A Fundação tem suas ações voltadas para o desenvolvimento nacional, de forma sustentável, através do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) – Unochapecó

Foto: Unochapecó