Início Reciclagem Ibá lança filme em comemoração ao dia internacional da reciclagem

Ibá lança filme em comemoração ao dia internacional da reciclagem

2246
0
COMPARTILHAR

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) acaba de lançar o vídeo educacional “Reciclagem, o papel de todos nós”, em comemoração ao Dia Internacional da Reciclagem, data instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura). O filme demonstra, de forma lúdica, a importância do descarte correto pelos consumidores, para que produtos com potencial de reciclagem – como aqueles com origem nas florestas plantadas – possam realmente realizar esta função tão essencial ao planeta.

O vídeo visa estimular os consumidores a reciclar os diversos tipos de papel e as embalagens de papel cartão e papelão. Para isso, apresenta várias etapas do processo de reciclagem, começando pelas florestas plantadas, de onde se origina o papel em um processo renovável, benéfico ao meio ambiente e à biodiversidade; e ensina a fazer o descarte adequado, incluindo a necessidade de tirar os resíduos das embalagens, que precisam estar limpas e secas.

Outra dica importante do material, diz respeito à separação entre o papel e as embalagens de papel cartão e papelão dos resíduos que não são recicláveis antes do envio à coleta seletiva. Somente desta maneira, o descarte poderá ser apartado, processado e transformado em um novo produto.

O papel no Brasil possui alto índice de recuperação, atingindo 56,6% do volume consumido e passível de reciclagem, colocando o País como um dos principais recicladores mundiais deste produto. “Quando o assunto é em logística reversa, o setor de árvores plantadas tem um histórico bem positivo, com fortes investimentos em práticas sustentáveis, impactando toda a cadeia produtiva, desde as florestas até os produtos finais que chegam ao mercado”, comenta Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Ibá.

 

SOBRE A IBÁ

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 60 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais. Saiba mais em www.iba.org .

 

 

Comunicação para imprensa

GWA Comunicação Integrada