Início Eco SC Parceria valoriza a fauna serrana

Parceria valoriza a fauna serrana

958
0
COMPARTILHAR

 

Campo Belo do Sul – SC  -Através de uma parceria inédita em seu formato no país, a Vinícola Abreu Garcia e a Sumatra Inteligência Ambiental apresentaram aos alunos da Escola Padre Antônio Vieira, de Anita Garibaldi, imagens e informações sobre os animais selvagens que vivem nas proximidades dos vinhedos. A atividade aconteceu no dia 13 de junho, no interior de Campo Belo do Sul, e foi organizada pelo enólogo Leonardo Ferrari, o prof. Gil Karlos Ferri, o engenheiro florestal Vilmar Picinatto Filho e o médico veterinário Max Farjallat Raffi.

O projeto está registrando e catalogando as espécies de animais que circulam pela propriedade, que fica em uma área de mais de 1.100 hectares. Os registros são feitos através de “armadilhas fotográficas”, que são acionadas com o movimento dos animais.

A atividade voltada ao público escolar foi uma forma de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Os estudantes da 6ª série participaram de uma palestra, na qual foram apresentadas as fotografias obtidas até o momento, e participaram de uma saída de campo, onde puderam passear pelo vinhedo e simular a instalação de uma câmera para registrar as espécies que vivem na região.

A partir das fotos já registradas, foi possível perceber que os animais convivem harmoniosamente com a plantação de uvas viníferas.

 

Depoimentos:

 

Max Farjallat Raffi:

“Geralmente elas veem animais em zoológicos, nos filmes ou desenhos e são de espécies que habitam outras regiões. Com esse projeto, elas poderão conhecer espécies que vivem bem pertinho.”

 

Vilmar Picinatto Filho:

“Esse trabalho é de grande importância para o patrimônio histórico e natural dessa região. Precisamos conscientizar para acabar com a caça predatória.”

 

Leonardo Ferrari:

“A presença de animais selvagens convivendo de forma harmônica nos vinhedos é um verdadeiro bioindicador que corrobora com o manejo sustentável, que sempre foi preocupação aqui na vinícola.”

 

Gil Karlos Ferri:

“Acredito que atingimos o objetivo da atividade, que era mostrar aos estudantes algumas das espécies animais nativas da região serrana, e com isso despertar a valorização da nossa fauna. No campo das ciências, a atividade se articulou aos estudos da História Ambiental, mostrando as crianças que a humanidade faz parte da natureza e depende de seu equilíbrio para seguir adiante.”

 

Prof. Gil Karlos Ferri

Storico – UFSC/UFFS – EEB Padre Antônio Vieira

Associazione Bellunesi nel Mondo – Famiglia di Urussanga

Circolo Bergamasco di Rio Maina – Criciúma – SC

Anita Garibaldi – Santa Catarina – Brasile

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here