Início Sustentabilidade Descarte correto de lixo eletrônico é tema em Websérie

Descarte correto de lixo eletrônico é tema em Websérie

1064
1
COMPARTILHAR

 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que a geração mundial de lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, alcance a ordem de dezenas de milhões de toneladas anuais, e o montante deste material descartado no Brasil é cada vez maior.  Para explorar o tema, o Grupo Estre Ambiental patrocinou a Websérie “Lixo é só o Começo”, que, ao longo das próximas nove semanas, abordará diversos assuntos ligados à preservação do meio ambiente e destinação correta de resíduos urbanos.

Neste segundo capítulo intitulado de “Trecos e Tralhas”, que foi ao ar no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a série mostra como deve ser o descarte correto do e-lixo, já que esses materiais possuem diversos contaminantes nocivos à saúde e substâncias tóxicas como, por exemplo, chumbo, bromo, mercúrio e cádmio, que são potencialmente prejudiciais ao ambiente e à saúde. Por isso, precisam de um destino adequado.

Para evitar danos como esses, a série, que tem como objetivo a educação ambiental, mostra de forma lúdica, quais as ações que o indivíduo deve adotar. No Brasil, redes e empresas especializadas fazem o gerenciamento deste tipo de resíduo. No caso do Grupo Estre Ambiental, por meio da OXIL, várias empresas realizam o serviço de manufatura reversa de eletroeletrônicos, ou seja, é feita a descaracterização dos eletroeletrônicos e reaproveitado os materiais neles utilizados. Hoje, mais de 85% do material processado na companhia é reaproveitado, voltando para a cadeia como matéria prima.

Por meio dos episódios da Websérie, que serão lançados às segundas, é possível aprender, de forma divertida, a como lidar com o meio ambiente e utilizar resíduos inclusive para gerar renda.

 

A Websérie

A Websérie “Lixo é só o Começo” abordará educação ambiental em dez capítulos de entretenimento, que serão lançados semanalmente, às segundas-feiras, em um site próprio e em redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Youtube. A campanha traz filmes que apresentam, de forma didática e com linguagem direta, as responsabilidades de cada indivíduo nas rotinas do fluxo de geração, disposição e tratamento dos resíduos nas áreas urbanas e suas consequências positivas ou negativas para o meio ambiente. Idealizada por Wilson Quintella Filho, fundador e presidente do Conselho de Administração da Estre Ambiental, a série “Lixo é só o Começo” tem criação da Produtora de Conteúdo D21 e mostra, com exemplos, questões importantes da vida nas cidades.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.