Início Eco SC Projeto estreita os laços entre crianças e animais

Projeto estreita os laços entre crianças e animais

1229
0
COMPARTILHAR

 

Chapecó SC – Ampliar o repertório de imagens e sons dos animais conhecidos pela turma, enfatizando o respeito e o cuidado com os mesmos. Este foi o projeto desenvolvido com a turma do maternal do CEIM Pequeno Príncipe no Bairro Presidente Médici. A ação iniciou com uma pesquisa que foi enviada para os pais sobre qual animal de estimação que possuíam, para identificar se as crianças convivem com animais em casa e assim, explorar mais sobre eles.

Após a pesquisa a professora contou histórias relacionadas ao tema, para que as crianças visualizassem os animais através de figuras, e depois imitassem os gestos e sons produzidos por eles e ainda puderam trazer os seus bichinhos de estimação para a escola.

De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Galera, “a partir da convivência com animais, a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas, desenvolvendo a sensibilidade, a compreensão os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e o respeito”, explica.

Para despertar esses sentimentos a professora explorou os que vivem na terra e no mar. As atividades seguiram com músicas, poemas montagem de figuras grandes de animais para que os pequenos percebessem as características de cada um e compreendessem que os animais, assim como nós seres humanos, precisam de cuidado e respeito.

“Fiquei muito realizada com o sucesso desse projeto. As crianças perceberam a diferença entre os animais, seu habitat e a importância de respeita-los. A relação desenvolvida por uma criança e um animal é muito importante para o seu desenvolvimento a nível emocional e social”, disse a professora Diéssica Terezinha Dias.

 

Créditos: Divulgação/ PMC.

Secretaria de Comunicação Social – SECOM

Prefeitura de Chapecó

(49) 3321-8433