Início Eco SC Projeto que transforma Fatma em Instituto é encaminhado para a Alesc

Projeto que transforma Fatma em Instituto é encaminhado para a Alesc

1296
0
COMPARTILHAR

 

O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa (Alesc) o projeto de lei que transforma a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em Instituto. “A mudança é necessária para atualizar a estrutura que é quase a mesma da década de 1970, quando o órgão foi criado. A transformação em instituto vai diminuir a burocracia. Quem investe e precisa de um licenciamento, tem pressa e o Governo do Estado precisa dar uma resposta rápida a quem contribui com a economia, gerando emprego e renda. A Fatma, como instituto, terá condições de trabalhar com mais velocidade para atender os catarinenses”, explica o governador Raimundo Colombo.

De acordo com o projeto, a Fatma será uma autarquia e terá a denominação de Instituto do Meio Ambiente (IMA), continuando o vínculo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Com a mudança, o órgão ambiental estadual terá mais autonomia para fechar convênios e projetos com instituições nacionais e internacionais, modernizar processos e tecnologias e instituir licenciamento autodeclaratório com a fiscalização por auditagem.

“No Brasil, apenas dois estados não têm políticas públicas ambientais, um deles é Santa Catarina. Transformar o órgão em Instituto é seguir a tendência nacional e dar mais força ao Estado para debater as questões ambientais com a mesma igualdade que os outros entes da federação. Será possível efetivar a gestão ambiental”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

 

Estrutura

Entre as mudanças na estrutura, está a transformação do setor de Licenciamento em Diretoria de Regularização Ambiental, que abrigará gerências para atender obras públicas, atividades estratégicas e licenciamento rural. A diretoria também comportará toda a fiscalização da área ambiental que deve ser mais efetiva.

A Diretoria de Biodiversidade e Florestas substitui a atual Diretoria de Proteção dos Ecossistemas, que trará como novidade a Gerência de Bionegócios. Também será criada a Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental, que compreenderá estudos, análises e monitoramento, como o da balneabilidade, realizado pela Fatma há 40 anos. As estruturas da Presidência, Administração e Procuradoria Jurídica permanecem as mesmas.

“Não haverá aumento de servidores, apenas adequações nos setores que viabilizarão mais agilidade nos trabalhos. A ideia é dar retorno o mais rápido possível à sociedade”, finaliza o presidente.

 

Tramitação

Na Alesc, o projeto será lido na sessão parlamentar e depois encaminho para a Comissão de Constituição e Justiça. Lá será designado um relator. Se o projeto for aprovado nessa fase, passa para a Comissão de Finanças e para a Comissão de Meio Ambiente, para depois ir para votação em Plenário.

 

A Fatma

A Fundação de Amparo à Tecnologia e ao Meio Ambiente (Fatma) foi criada em 30 de julho de 1975, pelo decreto nº 662. A instituição surgiu da ideia do padre botânico Raulino Reitz que percebia a necessidade de um órgão especial para cuidar da diversidade natural de Santa Catarina e, em especial, do recém-criado Parque Estadual Serra do Tabuleiro. Reitz encontrou no governador Antônio Carlos Konder Reis um parceiro para que o projeto fosse realmente efetivado. As atividades começaram em 1981. A Fatma conta  hoje com 380 servidores efetivos e comissionados.

 

Mais informações:

Fundação do Meio Ambiente (Fatma)

Assessoria de Comunicação

Claudia De Conto /  Anne Caroline Anderson

(48) 3665- 4177 / 99172-8277 / 98845-7087