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Vidro reciclado passa a ser usado pela Natura

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São Paulo – Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental de suas atividades, a Natura tem investido em inovações tecnológicas para enfrentar o desafio que é a gestão de resíduos. No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, a Natura reafirma esse compromisso, sendo a primeira empresa do país a utilizar vidro reciclado pós consumo em toda a sua perfumaria.

A Natura é pioneira na utilização de vidro reciclado pós-consumo na indústria cosmética e estuda estratégias para este fim há mais de uma década. Em 2015, a companhia passou a usar vidro reciclado em marcas icônicas, como Kaiak, Ekos Frescores, Humor e Essencial. Desde então, a empresa já evitou a geração de 1,6 mil toneladas de resíduos, que equivalem a 1,7 milhão de garrafas de vidro de um litro, que foram reinseridas nas cadeias produtivas. Com esse projeto, a Natura também evitou a emissão de 1,5 mil toneladas de gases do efeito estufa, o equivalente a 262 viagens de carro ao redor da Terra.

Agora, todas as marcas da perfumaria da Natura passam a ter pelo menos 20% de vidro reciclado, que deixa de ser descartado para ganhar uma nova vida. “O desafio de incluir o vidro reciclado em todas as marcas da perfumaria da Natura é grande. Para assegurar a qualidade das embalagens, que são fabricadas com vidros muitas vezes de características diferentes em relação a cor, por exemplo, estruturamos um rígido processo de homologação das cooperativas fornecedoras”, comenta Keyvan Macedo, gerente de sustentabilidade da Natura.

Para ele, os resultados obtidos desde o início desse projeto são bastante positivos. Com a ampliação do uso de vidro reciclado para todas as marcas da perfumaria, o potencial de reutilização de embalagens se aproxima de mil toneladas de vidro. “Continuaremos apostando em inovações tecnológicas para aumentar o porcentual de vidro reciclado usado na perfumaria, garantindo sempre a qualidade dos nossos produtos”, afirma Macedo.

 

Aposta em embalagens recicladas

A empresa também aumentou, neste ano, seu portfólio de embalagens com plástico reciclado. A linha Sève, de óleos de banho, passou a ter embalagens feitas com 100% de plástico reciclado pós-consumo. Com isto, calcula-se evitar o descarte de 42 toneladas de plástico na natureza, o que equivale a mais de 900 mil garrafas PET de dois litros.

As embalagens de Ekos também são feitas com plástico 100% reciclado, iniciativa que neste ano foi ampliada para os frascos usados nas operações da empresa na América Latina. O plástico reciclado pós-consumo é usado ainda nas embalagens de shampoo de Natura Homem e em toda a linha de desodorante spray.

Além do uso de materiais reciclados pós-consumo, a Natura também investe no aumento do uso de plástico verde, que é produzido a partir da cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, enquanto os plásticos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo. O plástico verde apresenta mesmo potencial de reciclagem que o plástico tradicional, com o benefício de impactar menos na emissão de gases do efeito estufa, que causam efeito das mudanças climáticas. Isto evita a emissão de mais de 3 mil toneladas de carbono por ano, uma redução de gases de efeito estufa equivalente a 563 viagens de carro em volta da Terra.

O uso de refis em diversas linhas, como Chronos, Tododia e Ekos, também contribui para evitar que 1,6 mil toneladas de resíduos sejam despejados na natureza por ano, o equivalente ao volume de lixo gerado por 3 milhões de pessoas em um único dia.