Início Natureza Aposentado doa duas mil mudas de árvores para o Município

Aposentado doa duas mil mudas de árvores para o Município

1204
0
COMPARTILHAR

Lages – SC – “Só temos a agradecer ao seu Hélio por esta importante doação. O seu exemplo de dedicação e amor às plantas irá com certeza contribuir para um meio ambiente mais saudável e arborizado.” – Euclides Mecabô

Cerca de duas mil mudas de árvores foram doadas à Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente pelo aposentado Hélio Julianello, morador do bairro Penha. As mudas são de árvores frutíferas, uma produção própria do aposentado, cultivadas já há um ano em uma área de cerca de 800 metros quadrados.

A retirada dessas mudas do local de onde foram plantadas iniciaram na manhã desta quinta-feira (19 de julho) e vai se estender durante a tarde, pois muitas delas já se desenvolveram e viraram pequenas árvores, havendo a necessidade de escavação. “Todas as mudas serão levadas para o Horto Municipal e ali será feita uma triagem e depois disso faremos o replantio às margens da avenida Belizário Ramos (Carahá)”, afirma o secretário municipal Euclides Mecabô (Tchá Tchá).

O responsável pelo setor de jardinagem da Secretaria do Meio Ambiente, engenheiro agrônomo, Giovani Tomazzelli, salienta que a triagem das mudas é necessária, pois elas foram cultivadas, inicialmente, dentro de recipientes plásticos, a maioria, em que grande número acabou se desenvolvendo e se tornando pequenas árvores. Desta forma cresceram umas bem próximas das outras. “É bem provável que umas mil mudas poderão ser aproveitadas para o replantio às margens da avenida Carahá, onde irão substituir as árvores secas ou com raízes expostas, as quais estão sendo cortadas”, pondera Giovani.

Essas mudas de frutíferas são, em grande parte, de cereja, noz, guabiroba, pitanga, araçá, guabijú e amora. “Plantei com a intenção de levá-las para um sítio. Depois mudei de ideia e resolvi doar para que o Meio Ambiente faça o replantio de todas elas. O terreno onde cultivei essas mudas não é meu, é de minha irmã, e não estava mais comportando a grande quantidade de árvores já bem desenvolvidas”, lembra Hélio Julianello.

Tchá Tchá reconheceu o trabalho do idoso e a sua preocupação com a natureza. “Só temos a agradecer ao seu Hélio por esta importante doação. O seu exemplo de dedicação e amor às plantas irá com certeza contribuir para um meio ambiente mais saudável e arborizado.”

Fotos: Toninho Vieira