Início Sustentabilidade WTT desenvolve edital sobre a produção de algodão agroecológico

WTT desenvolve edital sobre a produção de algodão agroecológico

1663
0
COMPARTILHAR

Em parceria com o Instituto C&A, o projeto busca superar desafios relacionados à agricultura agroecológica familiar e fomentar inovações tecnológicas e sociais na zona rural

 Há algum tempo, a indústria da moda está sendo redesenhada e a consciência mais sustentável está cada vez mais presente. Estas mudanças de comportamento impulsionam o trabalho do setor, para que se olhe mais para as pessoas e para o meio ambiente, usando materiais mais seguros e energia limpa, por exemplo. Pensando nisso, a World-Transforming Technologies (WTT) lançou, no dia 26 de setembro, com apoio do Instituto C&A, o edital Inovação com Sentido para Agricultura Familiar – Desafio Algodão Sustentável.

O cultivo do algodão orgânico preserva a saúde tanto do solo, como do produtor, já que dentre seus benefícios está o não uso de defensivos químicos. A previsão para a safra brasileira de 2017/2018 é contar com 66 toneladas de pluma produzidas a partir do algodão orgânico, de acordo com dados divulgados no relatório da Textile Exchange, organismo internacional que acompanha o mercado de algodão certificado.

O projeto tem como objetivo superar alguns dos principais desafios relacionados à agricultura agroecológica familiar de algodão orgânico com aplicação de inovações tecnológicas e dar visibilidade às soluções para a agricultura familiar. O edital será eficaz na ampliação da exposição das soluções em formato de menu, além de os projetos serem avaliados por especialistas engajados. A premiação, que acontecerá em janeiro de 2019, contará com a implementação de pilotos das melhores propostas no campo.

“Menos de 1% do algodão produzido no mundo é orgânico, esse dado é muito significativo para o varejo têxtil e para a cadeia de produção. Nós, do Instituto C&A, trabalhamos para tornar o setor da moda mais justo e sustentável, por isso acreditamos que a proposta da WTT terá um papel muito importante no desenvolvimento da produção do algodão orgânico e no fortalecimento da agricultura familiar, aproximando inovações das populações rurais”, completa Luciana Pereira, Gerente de Matérias-primas Sustentáveis do Instituto C&A.

As inscrições começaram no dia 26 de setembro e se estendem até 02 de novembro de 2018. Os interessados em participar do edital podem se inscrever por meio da Plataforma de Inovação com Sentido, disponível aqui. Os finalistas serão anunciados no dia 3 de dezembro e os resultados finais serão divulgados no dia 14 de dezembro através do site http://inovacaocomsentido.org/algodao.

 SOBRE O INSTITUTO C&A

O Instituto C&A atua na promoção de uma indústria da moda mais justa e sustentável no Brasil. A organização, que se integrou à C&A Foundation em 2015, foca suas ações em cinco áreas: Incentivo ao Algodão Sustentável, Melhores Condições de Trabalho, Combate ao Trabalho Forçado e ao Trabalho Infantil, Moda Circular e Fortalecimento de Comunidades. Nos seus 26 anos de história, apoiou projetos na área de educação, temática que seguirá apoiando até 2018. A instituição oferece apoio técnico e financeiro e atua em rede para permitir que organizações sociais, marcas e outros agentes de transformação construam uma indústria da moda melhor.

Saiba mais em: www.institutocea.org.br

Informações para a imprensa:

Imprensa Instituto C&A: [email protected]