Início Natureza Importância do Setor Florestal para Sustentabilidade

Importância do Setor Florestal para Sustentabilidade

937
0
COMPARTILHAR

O setor de florestas plantadas é responsável diretamente pela proteção e preservação de florestas naturais, evitando o desmatamento para exploração madeireira através de plantações florestais e cumprindo com a legislação de proteção da vegetação nativa. A preservação de recursos naturais nas propriedades contempla, conforme previsto em lei, as áreas de APP (área de preservação permanente) e RL (reserva legal), além de outras formas de preservação voluntária como RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).

Atualmente, o setor florestal catarinense possui área total de 828,9 mil hectares com floresta plantada (UDESC-CAV/ ACR, 2019). Considerando a ocupação média de 40% com área protegida nas propriedades com plantios florestais no estado, estima-se que o setor de base florestal catarinense é responsável pela proteção e preservação de cerca de 553 mil hectares.

Com isso, a área em terras ocupada pelo setor de base florestal plantada é de pelo menos 1,7 vezes a área efetivamente coberta com silvicultura. A diferença é ocupada por áreas com as florestas nativas.

Estudos anteriores indicam estimativa da área com remanescentes florestais nativos em Santa Catarina de pouco mais de 3,0 milhões de hectares. Esse total equivale a cerca de 1/3 da área total do território catarinense com vegetação nativa. Desta forma, com 553 mil hectares preservados, o setor é responsável por cerca de 20% da cobertura total protegida em Santa Catarina.

As áreas com mata nativa do setor florestal catarinense estão constantemente sendo vigiadas pelas empresas do setor, as quais também investem em tecnologia e em sistemas de vigilância patrimonial para o monitoramento de suas áreas florestais.

Por outra perspectiva, o setor de florestas plantadas atua como sequestrador expressivo de carbono. Este processo de

armazenamento de carbono é resultado dos ciclos de cultivo. A cada ano, árvores são colhidas e plantadas, o que caracteriza um processo renovável que dá perenidade aos estoques de carbono no longo prazo. Adicionalmente, os produtos sólidos de base florestal imobilizam o carbono assimilado durante seu ciclo de vida. Isso ilustra a necessidade de incentivar as atividades econômicas ligadas à cadeia de produtos florestais sustentáveis, que são fundamentais para uma economia de baixo carbono. De acordo com o IBÁ, o Brasil possui área plantada de mais de 7,84 milhões de hectares responsáveis pelo estoque de aproximadamente 1,7 bilhão de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2eq)1.

Adicionalmente, o setor florestal brasileiro é responsável pela preservação de mais de 5,5 milhões de hectares na forma de Reserva Legal (RL), Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) que geram e mantém outros 2,05 bilhões de toneladas de CO2eq.

Em relação ao estado de Santa Catariana, a área plantada de aproximadamente 828 mil hectares é responsável pelo estoque de 178 milhões de toneladas de CO2eq, enquanto a área preservada com vegetação nativa pelo setor contribui e mantém mais 155 milhões de toneladas de CO2eq.