Início Eco SC Gincana para arrecadar recicláveis mobiliza dois mil alunos da rede municipal

Gincana para arrecadar recicláveis mobiliza dois mil alunos da rede municipal

1349
0
COMPARTILHAR

 

Lages – Dividida em etapas, cada mês uma atividade diferente é proposta aos alunos. No final do ano as escolas primeiras colocadas receberão prêmios

O propósito de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação ambiental mobilizou cerca de dois mil alunos de oito escolas municipais de Lages. A Gincana Recicla, promovida pela Secretaria Municipal da Educação, está na sua segunda edição, com muito mais atividades e até premiação para os primeiros colocados. O projeto que iniciou em abril seguirá até novembro.

As escolas participantes, todas do ensino fundamental, são: Emeb Índios, do Distrito de Índios, Emeb Nicanor Rodrigues Goulart, do bairro Bom Jesus, Emeb Osni de Medeiros Régis, do Tributo, Emeb São Vicente, do bairro São Sebastião, Emeb Santa Helena, do bairro Santa Helena, Emeb Saul de Athayde, do Ferrovia, Emeb Lupércio de Oliveira Koeche, da Várzea e Emeb Nossa Senhora dos Prazeres, do bairro Santa Catarina.

Dividida em etapas, cada mês uma atividade diferente é proposta aos alunos participantes. Paralelo a isso, a arrecadação de materiais recicláveis permanece o ano todo, com grande participação da comunidade e principalmente dos pais dos alunos. Eles recolhem todo tipo de resíduo que possa ser reciclado e levam para a escola, inclusive incentivando a separação dentro de suas próprias residências.

Cada escola participante estipulou um dia na semana para a coleta. A gincana conta com apoio das empresas Klabin e Ipasul Reciclagem, esta realiza o transporte e dá destinação correta aos resíduos. Os materiais entregues são pesados e contam pontos para a turma e para o colégio. O dinheiro arrecadado é utilizado para melhorias na própria unidade.

A coordenadora do projeto, professora Cristina Alves Ribeiro, conta que a gincana evoluiu bastante. Na primeira edição, no ano passado, durou quatro meses e contava apenas com a coleta dos materiais recicláveis. Foi arrecadado um total de 69 toneladas de lixo, que deixaram de ir para o aterro sanitário. “Este ano a gincana está repleta de atividades e provas práticas diferentes a cada mês, que vão acumulando pontos para cada escola. Uma comissão julgadora está avaliando todas as etapas e em novembro as primeiras colocadas receberão os prêmios”, conta.

A primeira prova foi o plantio de árvores em cada unidade participante, as quais deverão ser cultivadas pelos próprios alunos ao longo do ano. A segunda atividade proposta foi a confecção de uma caixa memorial e, no próximo mês um concurso fotográfico sobre os elementos da natureza e vida urbana. “Queremos despertar no aluno o interesse pela preservação do meio ambiente. Desta vez exploramos um pouco mais o tema dentro da multidisciplinaridade, com envolvimento de professores não somente de sustentabilidade, mas também de outras áreas”, afirma Cristina.

Atividades envolvem professores de todas as disciplinas

Professores de português, matemática, geografia, enfim, todos se engajaram e colocaram a mão na massa para que a gincana fosse um sucesso. A professora de Língua Portuguesa da Emeb Osni, Carla Fritz, conta que se impressionou com a criatividade dos alunos na hora de produzir a caixa memorial. Eles convidaram um dos moradores mais antigos do bairro, o senhor José Arides da Silva, para contar um pouco da história da comunidade do bairro Tributo, antes e depois da época de ouro das madeireiras e a extração da araucária. “Eles aliaram as memórias literárias, um dos gêneros estudados na Língua Portuguesa, com o trabalho realizado na gincana, com poemas, desenhos e texturas”, conta.

O aluno João Gabriel Lopes, do 6° ano, conta que sua família já tinha o hábito de separar o lixo, mas que ficou feliz ao ver que seus colegas também estão aderindo à prática depois da campanha. “Foi muito bom o envolvimento de toda a comunidade, não só pela premiação, mas pela consciência ambiental que a gincana promove”, destacou a diretora Marizete Aparecida Rodrigues.

Premiação incentiva os alunos

Em novembro serão divulgados os vencedores e entregues as premiações, patrocinadas pelas empresas Klabin e Ipasul. A primeira colocada na arrecadação dos materiais ganhará R$1.500 e um projetor multimídia. Na modalidade “turma”, divididas entre do 1° ao 5° e do 6° ao 9° ano, a que mais se destacar ganhará um passeio pedagógico no Eco do Avencal, em Porto Belo (SC), e os professores mobilizadores também ganham um projetor.

Texto: Aline Tives

Fotos: Toninho Vieira e Divulgação