Início Eco SC Mês do Meio Ambiente: crianças invadem Parque Natural e parabenizam a Unidade...

Mês do Meio Ambiente: crianças invadem Parque Natural e parabenizam a Unidade de Conservação pelos seus 22 anos

1188
0
COMPARTILHAR

Lages – SC = Exemplares de plantas e animais podem ser vistos, assim como as belas pontes de madeira, cachoeira e pequenos riachos  

A Lei Municipal nº: 59, de 1997, criou o Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto, e neste dia 4 de junho a Unidade de Conservação comemora seu aniversário de 22 anos. Justamente neste Mês do Meio Ambiente, cujo Dia Mundial é celebrado nesta quarta-feira (5 de junho), o Parque recebe estudantes para fazer a festa de homenagem à natureza.

Com o dia ensolarado desta terça-feira (4 de junho), crianças estudantes do pré-escolar do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Bairro São Paulo estiveram no Parque Ecológico nas atividades do Quintal Brincar SESC (Serviço Social do Comércio). Os pequeninos alunos das turmas tiveram a oportunidade de sair das salas de aula e experimentar uma atração diferente junto aos guardas mirins do Parque.

Pela manhã, os guardas mirins participaram de uma confraternização com bolo para harmonizar no pic-nic compartilhado, saboreando quitutes levados pelos próprios participantes. Em seguida as crianças do Ceim São Paulo interagiram e após se integraram em brincadeiras ao ar livre no circuito montado pelo Sesc no Projeto Quintal Brincar Sesc.

Foram duas turmas no período matutino, no total de 50 crianças, e mais 30 no vespertino. “Espaço para leitura, pintura, criação de desenhos, oficinas, jogos e recreação em contato com o meio ambiente, um dia perfeito para respeitar e render percepções sobre nosso planeta de forma lúdica e responsável”, resume a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, bióloga Michelle Pelozato. O Sesc se engajou ao evento com livros e gibis para consulta e troca, oficinas criativas de desenho com giz de cera e tinta guache, jogos gigantes e de tabuleiro, além de bilboque, elástico, perna de pau e chinelão.

No Mês do Meio Ambiente, ao longo de junho serão promovidas oficinas, seminários, trilhas ecológicas, palestras, visitas técnicas, feiras e cinema, ou seja, mais de 20 atividades. O Mês do Meio Ambiente é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, com parceria da Secretaria da Educação e mais 18 instituições e empresas.

Você conhece o Parque? Visite!

O Parque Natural conta com sete trilhas georreferenciadas, variantes em tamanho e grau de dificuldade, e compõem um mapa fixado ao lado da sede administrativa, no bairro São Paulo. Na Unidade de Conservação da biodiversidade já foi identificada a presença de 168 espécies de pássaros, nove de répteis, 21 mamíferos e 98 espécies de plantas. Destacam-se as seguintes espécies ameaçadas de extinção: Animais – papagaio de peito roxo, sebinho peito camurça, negrinho da mata e bugio, e as plantas araucária, imbuia e xaxim. Consiste em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada através da Lei nº: 59, de 1997. Possui uma área de 234,42 hectares.

O Parque é aberto gratuitamente de segunda a segunda-feira e para visitação com guia é necessário agendamento por telefone: 3223-8716. Durante os dias úteis da semana há funcionários que irão prestar atendimento.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação