Início Natureza Prefeitura de Florianópolis premia 400 crianças com camisetas escolares ecológicas

Prefeitura de Florianópolis premia 400 crianças com camisetas escolares ecológicas

1350
0
COMPARTILHAR

Os alunos da rede municipal de ensino participaram do projeto Transformar, retirando mais de 1,5 tonelada de garrafas PET do meio ambiente em uma semana

Mais de 400 crianças de escolas municipais de Florianópolis foram premiadas com camisetas escolares ecológicas, produzidas por malha vinda de garrafas PET, nesta sexta-feira (12), pela Prefeitura da capital catarinense. A premiação foi devido à participação de mais de 90 turmas das unidades educativas no projeto Transformar,  iniciativa de conscientização sobre o descarte correto do plástico e sua reciclagem. A ação propôs uma gincana entre as turmas e o resultado foi a retirada de mais de 30 mil garrafas plásticas do meio ambiente no período de uma semana. O material, destinado para reciclagem pela Comcap (responsável pela coleta de resíduos da cidade) totalizando 1,5 tonelada de plástico, se transformou nas camisetas escolares ecológicas, que contemplou as dez turmas que arrecadaram a maior quantidade do item considerado um dos grandes vilões da natureza. A iniciativa faz parte do movimento global Julho Sem Plástico.

“O projeto Transformar está entre as ações para sermos a primeira capital lixo zero do Brasil. Precisamos transformar hábitos e, por isso, impactamos as crianças com a conscientização ambiental para que reflita na família como um todo. Agradecemos aos pais, professores e diretores por todo o envolvimento nesta importante causa”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

A aluna Crislaine de Oliveira da Luz, de 9 anos, foi uma das que mais arrecadou garrafa PET em sua turma. Deu uma grande missão para a família: ajudá-la a salvar o planeta, retirando do meio ambiente o material. “Fomos pela rua, praia e em todos os lugares que achamos garrafas jogadas recolhemos e levamos para a escola para fazer a reciclagem e hoje poder ter a camiseta. Nós temos que cuidar do lugar onde a gente mora e da natureza”, conta Crislaine.

A escola que mais recolheu garrafas PET foi o NEIM Ingleses II, totalizando 8.383. A diretora da unidade, Cláudia Costa Ricardo, explica que iniciativas como essa fazem grande diferença na educação ambiental das crianças. “Quando fomos convidados para participar do projeto. Logo nos mobilizamos. Decoramos toda a escola e incentivamos as famílias a participarem conosco. Sentimos que foi de grande valia para a conscientização de todos em relação a preservação da natureza e o descarte correto do plástico”, reitera.