Início Sustentabilidade Cresce uso de energia solar nas empresas

Cresce uso de energia solar nas empresas

1571
0
COMPARTILHAR

Pelo menos 1/3 dos painéis solares brasileiros estão instalados no meio corporativo

Um relatório recente divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) demonstrou o avanço expressivo do uso de painéis fotovoltaicos no Brasil, passando de 23 em 2013 para 30.900 até 2018. Destes, um terço representa empresas de diferentes portes.

Este crescimento da energia renovável no país acompanha uma tendência mundial. De acordo com um relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), a energia solar se destacou perante as demais fontes de energia elétrica no mundo, e hoje é considerada a principal responsável pelo desenvolvimento sustentável. Somente em 2018, foram investidos US$ 139,7 bilhões em energia solar.

Essa mudança vem acontecendo porque empresas e pessoas vêm percebendo as vantagens em captar energia solar, seja como forma de se proteger dos constantes aumentos da energia elétrica, como também para garantir a sustentabilidade do negócio e do planeta.

“As tendências globais indicam que investir em energia renovável é investir em um futuro lucrativo”, comemora Alcione Belache CEO da Renovigi. “A perspectiva para 2019 é de um crescimento de 44%, segundo os dados divulgados pela Absolar, na instalação de painéis solares no país, pois a geração distribuída permite que casas, indústrias e estabelecimentos comerciais consigam produzir a energia utilizada. E reduza drasticamente os custos mensais no longo prazo”.

A redução de custos, um dos principais benefícios da instalação de um sistema solar em uma empresa, pode ser significativa e pode chegar até 95% da fatura. O gestor realiza um investimento inicial para a instalação do sistema, mas atinge o payback (retorno do investimento) normalmente de 4 e 6  anos, porém tem-se mais de 25 anos para usufruir da economia. Dependendo da quantidade gerada e utilizada, o empreendedor consegue perceber o resultado já nos primeiros meses após a colocação dos painéis.

Outro fator que tem favorecido o uso dos painéis fotovoltaicos é a alta incidência de raios solares em todas as regiões do Brasil. Essa característica propicia a geração de energia quase que diariamente, ou seja, a companhia tem capacidade de produzir tudo que será utilizado ao longo do mês. Em alguns casos, ainda pode sobrar crédito para ser usado nos períodos subsequentes.

Facilidade para investir

Há alguns anos a instalação de painéis fotovoltaicos nas companhias era mais complicado, pois a tecnologia era nova e os custos elevados. Hoje, há diferentes modelos e muitos painéis já são produzidos na China. Consequentemente, o valor para a instalação dos painéis ficou infinitamente menor, sem perder a qualidade.

Para complementar, já existem linhas de crédito disponíveis para incentivar a geração de energia renovável nas empresas, o que também diminui a necessidade de criação de mais usinas hidrelétricas pelo país.

O CEO da Renovigi finaliza, “os benefícios em se utilizar energia renovável nas empresas são infinitos. Mas como executivo posso garantir que é um investimento com retorno certo”.

 

Sobre a Renovigi

Com mais de 400 mil painéis solares já distribuídos no Brasil, a Renovigi se destaca no mercado fotovoltaico brasileiro pela excelência no atendimento e pela qualidade de seus produtos. Hoje a empresa é líder em satisfação do consumidor, com 99,8% de clientes que indicariam a marca para um amigo, além disso, está no pódio nacional de preferência das empresas instaladoras e foi premiada pela EXAME e Deloitte como a Média Empresa com maior crescimento no Brasil. Esses números são fruto do empenho mútuo entre a equipe Renovigi e suas mais de 4500 empresas credenciadas, espalhadas por todas as regiões do país.