Início Educação Ambiental Formatura dos guardas mirins do Parque Natural

Formatura dos guardas mirins do Parque Natural

1278
0
COMPARTILHAR

A certificação dos 20 futuros guardas mirins está programada para a próxima quarta-feira, às 19h30min, no salão da igreja São Francisco, localizada no bairro São Francisco

O Projeto Guarda Mirim do Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) terá mais uma turma a ser certificada no final deste ano diante das aulas explanadas ao longo de oito meses em 2019. A formatura dos 20 futuros guardas mirins está programada para o dia 20 de novembro (quarta-feira), às 19h30min, no salão da igreja São Francisco, localizada no bairro São Francisco. Pais, familiares, amigos e veículos de imprensa estão convidados para o evento.

Ao Projeto Guarda Mirim estiveram integrados, em 2019, crianças de nove e dez anos de idade, alunas do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Eduardo Pedro Amaral, localizada no São Francisco. O Guarda Mirim é desenvolvido pela prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com apoio da empresa Vossko do Brasil, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e Parque Natural. “As crianças irão crescer sabendo como respeitar a natureza e de que maneira passar este comprometimento para frente. Serão adultos mais sensíveis e vão ajudar o Poder Público a disseminar ensinamentos de como economizar água, separar lixo reciclável do orgânico, não jogar lixo nas margens dos rios e em terrenos baldios, reaproveitar materiais e alimentos, doar o que não mais lhe serve, enfim, tornar hábito atitudes que ainda são tabus para milhares de brasileiros”, analisa o prefeito Antonio Ceron.

O que faz um guarda mirim?

A abordagem dos guardas mirins tem como objetivo formar multiplicadores da consciência ecológica, não somente dentro de espaços formais, mas também na comunidade em que vivem. No início do ano letivo escolar, o Projeto Guarda Mirim é apresentado a uma escola parceira, e na sequência alunos matriculados no 4º e 5º ano podem realizar a sua inscrição. Após as inscrições, os alunos são selecionados, conforme a quantidade de vagas disponíveis para aquele ano de realização do Projeto.

O curso que tem duração de oito meses e trabalha assuntos como a fauna e flora do Parque Natural, água, solo, ar, trilhas ecológicas e conduta consciente em ambientes naturais. Dentro do Parque Natural, após formados, os guardas mirins já encaram o desafio e a responsabilidade de prestar orientações básicas a visitantes e turistas, auxiliando como um guia nos passeios ao conhecimento das espécies nativas de plantas e animais, trilhas e cachoeiras.

“Tire” um tempinho e conheça o Parque Natural

Para as pessoas que adoram ser conectado com a natureza, suas paisagens de belezas visuais, sons e cheiros, o Parque Natural é o destino ideal em Lages. Com sete trilhas e mais de 296 espécies de plantas e animais nativos da Mata Atlântica, o Parque é uma Unidade de Conservação rica em biodiversidade.

O Parque é aberto todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h para trilhas. O agendamento de visitação conta com o apoio de um guia: 3019-7499. A entrada é gratuita.

A sede administrativa está situada na rua Carlos de Mesquita, bairro São Paulo. Para obter informações sobre história, projetos, parcerias, jogos on-line, agendamento, blog, contato e como ser um voluntário, os interessados devem acessar o site www.parquenaturaldelages.com.br. Mensagens podem ser enviadas: contato@parquenaturaldelages.com.br. Curta a fanpage no Facebook Parque Natural Municipal e esteja a par do que acontece no Parque, entre orientações, dicas, fotos, vídeos e compartilhamento de notícias sobre o meio ambiente.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Imagem: Divulgação