Início Sustentabilidade Elementos filtrantes ajudam a eliminar a utilização de barragens de rejeito em...

Elementos filtrantes ajudam a eliminar a utilização de barragens de rejeito em minerações

840
0
COMPARTILHAR

Companhia finlandesa oferece soluções à indústria de mineração para negócios ambiental e socialmente mais responsáveis

Desde as tragédias nas cidades de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, onde centenas de pessoas foram afetadas e o meio ambiente devastado, há uma forte preocupação na forma como as empresas mineradoras estão lidando com seus resíduos. Em vez de depositá-los em grandes barragens, agora investem no processo de filtração como alternativa para separar e recuperar a água da lama e concentrar os resíduos sólidos em pilhas, que representam mais segurança e menos impacto ambiental.

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, está desenvolvendo e comercializando tecidos filtrantes específicos para aplicação nessa área, em sua unidade em Belo Horizonte (MG).

A utilização dos filtros com a finalidade de se evitar o uso das barragens de rejeito é uma oportunidade para as indústrias serem mais eficientes, além de ambiental e socialmente mais responsáveis.

“Dada a magnitude desses projetos, há a previsão de que mais de 100 filtros sejam instalados nos próximos cinco anos em diversas mineradoras da região. A escolha adequada do elemento filtrante resultará, também, em economia na operação dessas plantas de filtração. Trabalhamos junto aos clientes para entender as suas demandas, especificar o produto mais adequado e prover soluções para o processo de filtração”, comenta o gerente de operações da unidade da Valmet em Belo Horizonte, Thiago Pavan.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, com mais de 220 anos de história e 13.000 funcionários. No Brasil, a gigante finlandesa está presente com quatro unidades. A gestão da Valmet na América do Sul está concentrada na unidade de Araucária-PR, com o suporte das unidades de Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG e Concepción, no Chile. www.valmet.com.br