Início Biodiversidade Você sabe como as tartarugas se comunicam? Ouça o som

Você sabe como as tartarugas se comunicam? Ouça o som

1082
0
COMPARTILHAR
Crédito da foto: Camila Fagundes/WSC.

Projeto divulga as primeiras gravações dos sons emitidos pelas tartarugas-da-amazônia – uma das espécies ameaçadas do Brasil

Um projeto da Associação da Conservação da Vida Silvestre – ou Wildlife Conservation Society (WSC) no Brasil –, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, busca contribuir com o desenvolvimento de estratégias de conservação para a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), uma das espécies mais ameaçadas do País e cuja população vem caindo significativamente nos últimos anos, principalmente devido ao tráfico e ao consumo ilegal. Uma das frentes da iniciativa estuda o papel da comunicação acústica no comportamento de desova em massa e nascimento dos filhotes. Os primeiros sons acabam de ser divulgados.

O comércio ilegal da espécie é estimulado pela alta demanda de sua carne e de seus ovos na região Norte. Nos meses de setembro e outubro, quando as tartarugas chegam aos rios tributários da bacia Amazônica para o período de desova, caçadores retiram os ovos da areia e capturam tartarugas para vender a mercados e restaurantes da região. Mais de 200 mil filhotes podem nascer em uma mesma noite, o que facilita a identificação e a captura das tartarugas.

O projeto de conservação das tartarugas-da-amazônia usa microfones e hidrofones para captar os sons emitidos pelos animais, a principal forma de comunicação entre eles. Além da comunicação acústica entre os indivíduos adultos, os filhotes, ao entrarem na água, também chamam pelas mães por meio do som.

“Entender o padrão sonoro de como as tartarugas utilizam o som para sincronizar seus comportamentos da desova e nascimento em massa irá nos ajudar a prever quando isso está para ocorrer. Assim, conseguiremos intensificar as atividades de proteção e manejo nos períodos certos”, explica Camila Ferrara, ecóloga da WCS Brasil.

De acordo com o coordenador de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário, Robson Capretz, projetos como esse são importantes para proteger a biodiversidade brasileira. “A partir do que aprendemos sobre as espécies, passamos a ter mais argumentos para mobilizar outros atores a favor da proteção. Com esses dados, podemos instigar a criação de políticas públicas a favor da espécie e colaborar com mais assertividade em ações de fiscalização.”

As tartarugas-da-amazônia são a maior espécie de quelônio de águas doce da América do Sul, podendo medir um metro de comprimento e pesar até 75 quilos. São também uma das espécies de tartaruga com comportamento mais social do mundo, o que torna a comunicação sonora extremamente importante para a troca de informações nas atividades sociais do grupo dentro e fora da água.

Durante os meses de seca, as tartarugas-da-amazônia deixam a floresta alagada em busca das praias de desova. Cada tartaruga desova apenas uma vez no período reprodutivo e deposita cerca de 100 ovos. O período de incubação dura cerca de dois meses e o sexo dos filhotes é determinado pela temperatura de incubação. Após o nascimento, filhotes e adultos migram para a floresta alagada em busca de refúgio e alimentação.

Descrição dos arquivos de áudio:

Os sons “tipo 3f 2” e “tipo 3f 3” são sons de tartarugas adultas, enquanto o arquivo “tipo 6” representa o som de um filhote. A duração dos áudios é bem curta. Recomenda-se aumentar o volume da saída de som.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já doou mais de R$ 80 milhões para mais de 1.600 iniciativas dedicadas à causa da conservação em todo o País. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

Informações para a imprensa

Fundação Grupo Boticário
Tamer Comunicação (www.tamer.com.br)