Início Natureza Mineração sustentável: sonho ou possível realidade?

Mineração sustentável: sonho ou possível realidade?

936
0
COMPARTILHAR

A mineração tem grande influência sobre o desenvolvimento da economia brasileira e proporciona a matéria-prima para elaboração de diversos elementos essenciais para a vida humana, como casas, hospitais, viadutos, estradas, máquinas e ferramentas, no caso do minério de ferro. De acordo com o Ministério do Trabalho, o setor ainda é responsável por 180 mil empregos diretos.

No entanto, a atividade mineradora também é conhecida por seus intensos impactos ambientais que vão desde a remoção da vegetação em áreas de extração até a poluição de recursos hídricos. Segundo o superintendente do Grupo MBL, Jerri Alves, muito destes impactos são resultantes de acidentes e da falta de eficiência no gerenciamento de riscos. “Após os rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho, ficou bastante evidente a real necessidade de elaboração e implantação de instrumentos de gestão em empresas mineradoras, pois somente assim seria possível diminuir a soma dos danos causados a natureza e elevar a introdução e autenticação de sistemas e políticas de gestão, controle e sustentabilidade ambiental”, aponta.

Jerri ressalta que para mudar essa situação e caminhar para um cenário onde a produtividade e a consciência ambiental andem juntas, diversas empresas do setor vem adotando os princípios da mineração sustentável. “Este novo conceito é baseado no respeito aos aspectos ambientais, sociais e econômicos. Uma das características deste tipo de mineração é o reaproveitamento de rejeitos para a fabricação de tijolos, confecção de asfalto e pavimentação de vias. No entanto, as empresas interessadas em aderir a essa nova visão, deve ir muito além disso. É preciso também que elas se atentem quanto aos reflexos de suas atividades na vida da população próxima aos arredores dos locais de extração. Ainda é essencial que invistam na capacitação de seus funcionários e se comprometam com a segurança e a saúde dos mesmos e de comunidades vizinhas”, destaca.

De acordo com Jerri, os empreendimentos que souberem focar nos principais pilares da sustentabilidade, possivelmente, conseguirão transformar o “sonho” da mineração sustentável em realidade. “É importante que o poder público promova políticas de incentivo a esse tipo de prática. Para que a atividade minerária não seja descontinuada e prossiga contribuindo para o bom desempenho de nossas atividades diárias, é imprescindível que os empreendimentos do setor compreendam o grau de relevância da preservação da natureza. O Grupo MBL já entendeu a seriedade desta realidade e vem adotando processos, métodos e tecnologias que não só previnam possíveis acidentes e impactos, como também contribuam para o alcance de uma maior excelência na gestão de seus recursos minerários”, avalia.