Início Natureza Para cada hectare plantado, empresas florestais mantêm 1,3 hectare de florestas naturais

Para cada hectare plantado, empresas florestais mantêm 1,3 hectare de florestas naturais

1520
0
COMPARTILHAR

acr

Lages / SC – Com os inúmeros problemas ambientais que afligem o homem e os países na atualidade, um dos conceitos mais em evidência é a sustentabilidade. Mas, o que vem a ser esse conceito? Quem efetivamente o coloca em prática?

Para José Valmir Calori, presidente da Associação Catarinense das Empresas Florestais (ACR), entidade que congrega as maiores empresas do setor com atuação em Santa Catarina e que no próximo dia 20 de agosto comemora seus 40 anos, “sustentabilidade é o caminho para o equilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais”, explica. “Para as empresas associadas da ACR, fazer negócios requer iniciativas que aliem o processo ao desenvolvimento sustentável, transformando estas empresas em referências e exemplos a serem seguidos. A madeira e seu uso determinaram a qualidade de vida da humanidade. E o segmento florestal tem um histórico de contribuições extensas e independente do produto final. Tudo o que se quer é garantir a qualidade de vida para as pessoas. A associação promove os interesses coletivos das empresas que se dedicam ao desenvolvimento sustentável com base em florestas plantadas”, argumentou Calori.

“Agricultura de Árvores”

A área de florestas plantadas no Estado é guardiã de 15% do remanescente de vegetação nativa. “Estimulamos os investimentos na agricultura de árvores visando ampliar as florestas de produção e a oferta sustentável de madeira. As associadas da ACR, na sua maioria, possuem Certificação Florestal, nacional e internacional. Estas certificações abrangem o manejo florestal sustentável e a cadeia de custódia, certificações que promovem o monitoramento das atividades florestais e se tornam instrumento de mercado. Conforme as características edafoclimáticas do Estado, a área aproveitada com efetivo plantio é cerca de 50% da superfície do imóvel. Desta maneira, a área preservada com remanescentes de matas nativas é significativo, uma vez que para cada hectare plantado outros 1,3 hectares são preservados”, informou.

O presidente da ACR informou ainda que as empresas associadas também possuem áreas preservadas oficialmente como parques e unidades de conservação. Atualmente o Estado de SC possui cerca de 29% da sua superfície com remanescentes nativos em estágio sucessional secundário, sendo destaque e referência de preservação a nível nacional. “Além disso, atuamos fortemente na educação ambiental, promovendo ações com as crianças nas escolas na área de atuação das empresas, fortalecendo o triângulo da sustentabilidade”, explicou o presidente da ACR.

“Guardiões das florestas”

No Estado catarinense a área com florestas plantadas atualmente atinge um total de 646 mil hectares. Ou seja, é uma “agricultura de árvores” que representa a sustentabilidade das demandas da cadeia produtiva da madeira no Estado, que representa o 2º maior PIB de Santa Catarina e que emprega diretamente cerca de 96 mil trabalhadores. “Se há 646 mil hectares de florestas plantadas, e para cada hectare plantado são preservados mais 1,3 hectares de florestas e matas nativas, isso significa que há mais 839,8 mil hectares no Estado com florestas naturais”, observou o presidente da ACR. Ou seja, além de não estar desmatando, não fazemos pressão sobre as florestas nativas pois o setor ainda cultiva suas próprias árvores, contribuindo sobremaneira com a sustentabilidade ambiental, social e econômica do Estado. “Historicamente, num passado não muito distante, enxergavam as empresas do setor como os destruidores das árvores e da natureza. Na verdade, somos verdadeiros guardiões das florestas. Além de plantar e replantar, ainda preservamos grande parte de nossas áreas nativas e naturais”, explicou José Valmir Calori.
Texto: Loreno Siega – Sinergia Comunicações Ltda. – Fotos: Gugu Garcia – Revista Visão
49-3223-4723 – 8827-5199 – [email protected]